Páginas

sábado, 9 de maio de 2020

sábado, 9 de maio de 2020

Nacional: Ninja Bear 2 - Tiago Sousa


Esta semana finalmente partilhamos Ninja Bear 2, a sequela criada por Tiago Sousa ao jogo que já publicámos aqui em Setembro do ano passado.

Desde já agradecemos ao Carlos Ricardo que criou uma imagem do CD original da Mega Score onde este saiu, cedendo-nos o mesmo para que o pudéssemos divulgar.

Nesta nova aventura de Ninja Bear, o objetivo será avançar pelos níveis matando os esqueletos que nos aparecem pelo caminho, apanhando os frascos de mel que nos dão alguns pontos extra até chegar ao boss final.

Segundo o autor nos refere num documento que incluiu com o jogo à época (ao qual fizemos pequenas correções ortográficas):

"Levei dois dias a fazer este super magnifico jogo, tem à volta de 3200 linhas de código, e, como tinha prometido, um scrolling horizontal e ainda mais dois scrollings paralelos que dão um efeito todo "bónito". Ainda não foi desta que consegui usar a porcaria dos Wavs e dos Midis, mas prontos pá, já têm um som digital dolbi-surround (not) para Sound Blasters e compatíveis.
A "intro" tá muita má , mas prontos como sou um artista gráfico e programador auto-didacta,
para mim já está bastante aceitável.
Esta versão têm uns piquenos bugs , mas prontos nada do outro mundo.
O Ninja Bear foi programado na versão 3.0 do C++ da Borland."


"A não perder : NINJA BEAR 3 -> A SAGA CONTINUA ...

Nesta nova versão vou usar imagens digitalizadas todas bónitas (dá menos trabalho desenhar desenhar à mão), sons wavs, mais inimigos, níveis maiores e mais difíceis , e pela primeira vez o
arqui-inimigo do Ninja Bear vai-se defrontar num Mano-a-Mano, o KARATE MACHO BEAR . Nesta 3ª versão o objectivo vai ser ter que salvar a Ursolina ( a namorada do Ninja Bear ) das mãos do malvado KARATE MACHO BEAR.
Dentro doutras novidades vou melhorar e bastante o interface de jogo (no ninja bear 2 nem me dei ao trabalho de mudar os menus), uma melhor jogabilidade e incluir diversos tipos de dificuldade.
Dos niveis destaco uma empolgante perseguição de moto que o ninja bear vai fazer, e prontos mais não digo. Neste Ninja Bear 3 , já me vou dar ao trabalho de programar durante umas 2 ou 3 semanas , para ver aquilo de que sou capaz fazer em 2d ."


Infelizmente, este último jogo que iria encerrar a trilogia nunca chegou a ser lançado. No entanto, através da publicidade que o lançamento dos anteriores granjeou graças à Mega Score, acabou por atrair outros elementos que se vieram a juntar numa equipa a que foi dado o nome de True Dimensions. Estes últimos foram fulcrais na génese da atual comunidade portuguesa de desenvolvimento de jogos e ainda hoje nela se mantém a um nível profissional.

Podem encontrar aqui um link para o descarregar (atenção que aconselhamos a utilização de DOSBox, uma máquina virtual ou computador da época) e esperamos ver-vos por aqui na próxima semana.

0 comentários:

Enviar um comentário