Páginas

sábado, 2 de maio de 2020

sábado, 2 de maio de 2020

Nacional: Trinca-Espinhas - João Ponte e Jaime Sacadura


O Trinca-Espinhas é um pequeno jogo educativo ligado à matemática e criado no âmbito do projeto Minerva. Este projeto, que vigorou entre 1985 e 1994, tinha como principais objetivos a formação de professores e formadores, apoiar a criação de novo software educativo e divulgação dos já existentes, criar condições para a divulgação da informática nas escolas apoiando professores e fornecendo materiais e a sua instalação com o objetivo de renovar o sistema educativo português.


Dos programas criados nesta época, um dos mais populares e que gozou de maior divulgação da parte da comunidade educativa chamava-se Trinca-Espinhas e foi criado por João Ponte e Jaime Sacadura. Estes lançaram-no em disquetes de 5.25" com alguma documentação de apoio e vendiam-no exclusivamente à comunidade educativa.
 
A grande maioria destes programas não está preservada hoje em dia e foi por sorte que conseguimos recuperar este que hoje convosco partilhamos. Pedimos também aos nossos leitores que, caso tenham alguma produção Minerva convosco, que a considerem partilhar connosco para que possa ficar preservada para a posteridade. Quanto ao programa deste post, podem encontrá-lo aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário