Páginas

sábado, 23 de maio de 2020

sábado, 23 de maio de 2020

Microsoft abriu código-fonte do GW-BASIC


Desde que Satya Nadella tomou o leme da Microsoft, que se iniciou um longo namoro com o movimento open-source, o qual visa o acesso livre ao código-fonte, para dessa forma facilitar modelos colaborativos de desenvolvimento de software. Esse namoro hoje traduz-se na Microsoft ser um dos maiores contribuidores global de open-source (senão o maior).

Não cabe aqui discutir se tal vontade é genuína ou não. Mas o facto é que além de toda a dinâmica actual da Microsoft em relação ao open-source, esta também tem aberto, aos poucos, alguns dos seus softwares legados, da primeira década de 80. Os códigos-fonte das versões 1.25 e 2.0 do MS-DOS já se encontram disponíveis no GitHub desde o ano passado. E segundo este devblog da Microsoft, o código-fonte do interpretador GW-BASIC agora está também disponível com a licença MIT para todos os curiosos e interessados.

Relembrando que este interpretador de BASIC da Microsoft acompanhava as instalações do MS-DOS até à versão 4, e seria talvez a primeira ferramenta que os curiosos em programação tinham acesso. Tive um contacto muito breve com o GW-BASIC no IBM PC de um familiar. Tentei, de forma inglória e quiçá muito ingénua, converter alguns programas de Sinclair BASIC no ambiente limitado de linha de comando do GW-BASIC.

Pouco depois, esse meu familiar fez um fantástico upgrade para um 286 com MS-DOS 5.0 e entrei com contacto com uma nova geração de BASIC, o QBASIC (versão limitada do QuickBASIC) e que já vinha com um IDE integrado, com o qual comecei a fazer as minhas primeiras brincadeiras. Mas isso é uma história para outro momento...

Fonte: VITNO


Algumas instruções familiares...

0 comentários:

Enviar um comentário