Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

DOS Game Installer




Foi hoje lançada a última versão de uma nova ferramenta que promete ser uma preciosa ajuda na instalação e configuração de jogos desenvolvidos para MS-DOS.

Este aplicativo funciona conjuntamente com o eXoDOS e permite instalar diretamente qualquer um dos cerca de 7000 jogos compatíveis, sem ser necessária a instalação da totalidade dos packs que vêm de origem com este programa.

Vamos então tentar explicar um pouco melhor como funciona: O eXoDOS é um projeto que nasceu para ajudar a catalogar, descarregar e instalar/configurar facilmente todos os jogos para DOS e PC Booter. A emulação é feita pelo DOSBox, mas através do eXoDOS, deixa de ser necessária qualquer configuração, conhecimentos técnicos ou experiência na área para poder aceder aos nossos jogos favoritos.

O grande problema desta ferramenta era que obrigava ao download de uma grande quantidade de jogos, ocupando um espaço considerável em disco, já que cada um dos packs temáticos (aventura, RPG, estratégia) não só trazia a front-end devidamente configurada, mas também todos os jogos compatíveis. Se para o público-alvo deste aplicativo (possuidores de máquinas arcade ou mini-consolas com vários emuladores) seria uma boa ideia ter todos os jogos acessíveis, para quem queria apenas jogar uma pequena quantidade dos mesmos fazer esta selecção era até agora impossível.

Mais ainda - o DGS é portátil, pois ocupa tão pouco espaço que pode ser instalado numa pen, num portátil ou num computador com pouco espaço disponível; dá-nos acesso a uma navegação simplificada, semelhante à do emulador MAME; tem suporte para a instalação direta de jogos DOS numa Retropie e suporta o projeto Keyb2joy.pad que nos permite a utilização de joysticks mesmo em jogos que não o suportam, pois este converte o input desses controladores num sinal emulado do teclado ou rato.

Para todos os nostálgicos que até agora não se dedicaram à emulação de jogos DOS por o acharem demasiadamente complexo ou até para os mais novos que querem experimentar os clássicos e não sabem como navegar num sistema da época, têm agora uma boa proposta que lhes facilitará o acesso a uma excelente biblioteca de clássicos.

Passem aqui pelo site oficial para mais informações e também descarregar o programa.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Diria que sim, pelo menos no sentido de que só precisas de iniciar o programa e tens logo uma lista de jogos, é só seleccionar e começar a jogar.
      Aliás, este até tem uma vantagem muito interessante em comparação ao MAME, é que podes ligá-lo a um repositório e se seleccionares algum jogo da lista que ainda não tenhas, o programa faz download e instalação automática do mesmo.

      Eliminar
  2. Lembrem-me de eu ver o que tenho para aqui nas minhas velhas disquetes

    ResponderEliminar
  3. Tenho os packs anteriores do eXo. Posso-vos dizer que são das coisas mais fantásticas (dentro da área, obviamente) que já vi.
    É o culminar do trabalho de muitos anos de uma pessoa, que se dedicou, de corpo e alma, a arranjar tudo o que há para DOS.

    ResponderEliminar
  4. Sensacional! tudo que estava procurando há anos!

    Agradeço por compartilhar o conhecimento.

    ResponderEliminar