Páginas

sábado, 20 de junho de 2020

sábado, 20 de junho de 2020

Almanaque Abril CD-ROM 95 (Abril Multimídia, 1995)


Principalmente nos anos 80 e início dos 90, era comum vermos na casa das pessoas exemplares do Almanaque Abril. Trata-se de uma enciclopédia brasileira muito popular, publicada anualmente desde 1974 pela poderosa Editora Abril, que existe ainda hoje. No meu caso, me traz muitas recordações, pois meu pai chegou a ter a coleção completa até início dos anos 2000. Além de ser interessante ver a evolução das capas no decorrer dos anos, usei de fato muitas vezes essas enciclopédias para fazer pesquisas para trabalhos escolares. Era conhecida também por seu objetivo de ser uma enciclopédia em um volume. Entretanto, a partir dos anos 2000, foi dividida em dois anuários: Brasil e Mundo.


Aqui temos um exemplar do Almanaque Abril CD-ROM 95, que foi a primeira versão multimídia em CD-ROM do almanaque – e utilizava o selo Abril Multimídia, da Editora Abril. Rodava no Windows e tenho muito carinho por ela, pois é do mesmo ano do Microsoft Encarta 95, a primeira enciclopédia em CD-ROM que eu tive, em um período em que o próprio formato de enciclopédias do tipo estava se descobrindo. Em 2012, a Editora Abril lançou uma versão online do Almanaque Abril, que hoje já não mais existe. O próprio Almanaque foi descontinuado como produto em 2015.






O Almanaque Abril CD-ROM 95 se mostrou bem completo para a época, até mesmo se considerarmos a tradição da própria enciclopédia enquanto periódico física. O CD-ROM, além de contar com material da própria Editora Abril, também continha mapas, fotos, infográficos, áudios e vídeos, aparentemente fornecidos por parceiros de peso como museus, universidades, emissoras de televisão, gravadoras e outros.


O encarte de 24 páginas, bem caprichado, fazia as vezes de manual: apresentava a enciclopédia, ensinava a instalá-la no computador e explicava cada um dos controles da interface. Ainda deixava o número de telefone do suporte técnico, para caso alguém tivesse alguma dúvida sobre o uso.


Abaixo está a configuração mínima recomendada para uso do CD-ROM, bem como algumas capturas de tela feitas por mim.

Almanaque Abril CD-ROM 95 - Configuração mínima:

- Microcomputador PC multimídia com processador 386DX ou superior, 4 MB de memória RAM, 7 MB de espaço disponível em disco rígido, unidade de leitura de CD-ROM (tempo médio de acesso de no máximo 1 segundo), placa de áudio e placa de vídeo VGA (com suporte em 256 cores, na resolução 640x480).
- Sistema operacional Windows versão 3.1 ou superior.
- MS-DOS CD-ROM Extensions (MSCDEX) versão 2.2 ou superior (que em geral acompanha sua unidade de CD-ROM).
- Mouse.
- Fones de ouvido e/ou caixas de som.






1 comentários: