Páginas

sábado, 28 de setembro de 2019

sábado, 28 de setembro de 2019

Nacional: Ninja Bear - Tiago Sousa



Graças ao Carlos Ricardo, a quem agradecemos a cedência do jogo, temos para vós Ninja Bear, um jogo português para MS-DOS criado por Tiago Sousa em 1999 que foi na altura publicado no CD-ROM da revista Mega Score nº 38.

Tiago Sousa está atualmente a trabalhar na id Software (conhecida por clássicos como Wolfenstein 3D, Doom e Quake) nos E.U.A. e por isso achámos que seria interessante a preservação e divulgação de um dos seus primeiros jogos.

Ninja Bear é um jogo simples de plataformas em que controlamos um urso ninja que parte numa missão para resgatar a sua namorada que terá sido raptada por um bando de malfeitores. Teremos de explorar vários cenários, enfrentar alguns inimigos e resolver puzzles com o objetivo de resgatar os vários reféns. Vemos obviamente que tem algumas falhas, mas nada que impeça o desenrolar do jogo e após conseguir perceber como contornar esses pequenos problemas, torna-se até bastante divertido.


Deixamos uma mensagem do próprio Tiago que este incluiu com o jogo aquando do lançamento:

"É o melhor jogo em 2d que já fiz até hoje, levei uns 3 ou 4 dias a programa-lo e escrevi 3300 e tal linhas de código. Tem uns quantos bugs , por exemplo, se nós disparar-mos e mudar-mos para outro cenário o tiro ainda lá anda , e mais alguns, enfim coisas feitas à pressa é no que dá.
Mas estes bugs e outros já vão estar corrigidos no Ninja Bear 2, no qual vou incluir mais inimigos, niveís, sons (espero que já consiga por Wavs e Midis), e com scrolling horizontal (já consigo fazer scrolling , um bocado rascas, mas para um auto-didacta estão razoáveis) vou também incluir mais movimentos no Ninja Bear, é um bocado parvo ele só disparar, uma vez que é um "ninja", vou melhorar detalhes no cenário, e outras cousitas. O Ninja Bear foi programado na Versão 3.0 do C++ da Borland."


Esperamos que gostem de mais esta pequena pérola da história dos videojogos em Portugal, podem encontrar o jogo aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário