Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Clássico: "Ducktales: The Quest for Gold" (1990)

Ducktales da Incredible Technologies

Podem achar estranho que uma pessoa da minha idade tenha jogado este jogo na sua juventude, especialmente tendo em conta que saiu dois anos antes de eu ter nascido, mas foi isso mesmo que aconteceu e é um dos jogos que nos dias de hoje me deixa um maior sentimento de nostalgia.

Acontece que quando comecei a ter acesso à Internet por volta de 2003/04 e depois de me fartar de jogar os demos que vinham com as poucas revistas que comprei, decidi começar à procura de jogos completos. Descobri então que existiam sites de abandonware (um conceito recente à época) em que se podiam encontrar jogos completos para MS-DOS de grande qualidade e esse tempo que passei a explorar sites como o Home of the Underdogs deu-me a conhecer excelentes clássicos que recordo hoje com grande estima.


Patinhas no seu escritório


Como já era fã desde muito pequeno das bandas desenhadas Disney, e especialmente das histórias do Tio Patinhas, quando descobri que havia um jogo que poderia jogar que me colocaria "dentro" do mundo dessas personagens não hesitei em experimentá-lo.

A história conta-nos que Pão-Duro Mac Mónei desafia o Tio Patinhas para uma competição da Dime Magazine que pretende determinar quem será o próximo "Pato do Ano". Para isso ambos terão de dar a volta ao mundo, superando vários desafios que se traduzem em mini-jogos e quem acumular a maior quantidade de dinheiro ao fim de 30 dias será o contemplado com aquele título.

Controlamos então o Tio Patinhas e sua família (Pato Donald e os seus sobrinhos) numa série de aventuras à volta do mundo, com localizações baseadas em cenários reais que incluem:
As florestas africanas onde tentamos capturar em fotografia animais raros, explorar cavernas remotas na América do Sul onde poderemos encontrar inúmeros tesouros, escalar perigosas montanhas na Ásia para aceder a tesouros escondidos no seu cume ou explorar florestas na Oceania, saltando de árvore em árvore e escapar animais perigosos para descobrir ouro e pedras preciosas lá deixadas por antigas civilizações. Para além disto podemos também investir em ações ou só ver Patinhas tomar um banho de moedas na sua caixa-forte (que por vezes levará a que encontremos uma moeda rara, ajudando à nossa pontuação final).


O famoso banho de moedas


Para a época, é verdadeiramente surpreendente o que conseguiram fazer - os gráficos são fantásticos tendo capturado na perfeição o desenho das personagens e cenários, já sem falar das animações muito fluídas e fiéis ao estilo da série de animação. Destaco desde logo, a animação do banho de Patinhas ou qualquer uma das animações usada quando exploramos as grutas, as reações das personagens e o movimento são tão fluídos que se torna fácil esquecer o desenho mais pixelizado, sendo bastante fácil entrar no jogo.

Quanto a áudio, estamos limitados ao Beeper , tendo os criadores do jogo optado por colocar apenas a icónica música do genérico da série no início do jogo e uma versão curta da mesma no mapa.
Nos restantes momentos utilizam apenas o beeper para produzir sons, algo que foi feito de forma magistral, sendo para mim uma referência da época relativamente ao tratamento de som. Experimentem ouvir a abertura da porta de metal do cofre-forte ou o som aquando da queda de um dos sobrinhos na água e poderão ver ao que me refiro.

 
Explorando as grutas com os sobrinhos


Quanto ao jogo é bastante desafiante, mas divertido. Devo dizer que enquanto nas provas de fotografia e de exploração das grutas com algum cuidado e técnica se consegue ter um bom resultado, os níveis de escalada e da floresta são bem mais difíceis e exigem alguma prática. Ainda assim, são um bom desafio mas nada de exagerado. Para quem procura um jogo bem complexo não o encontrará aqui, sendo ideal para passar o tempo, já que é uma experiência relativamente curta.


Escapando por pouco às garras do urso


Recomendo especialmente este título para os nostálgicos que procuram relembrar as bandas desenhadas e série de televisão da juventude, pois para esses, tal como eu, o jogo será uma fantástica viagem pela memória com todas aquelas personagens e espaços de que nos lembramos com um jogo bem divertido e fiel ao material de origem. Para os restantes também recomendo que joguem pelo menos uma vez, pois não se arrependerão, mas decerto que se não reconhecerem as personagens não retirarão nem metade do prazer que os nostálgicos como eu temos por este jogo.

Podem encontrá-lo atualmente no site archive.org

5 comentários:

  1. Também joguei Duck Tales primeiro no PC mas gostei mais da versão Amiga. Artigo muito bom. Só pequeníssima correcção: era o Mac Monei (Flintheart Glomgold) a desafiar o Patinhas, não o Patacôncio (John D. Rockerduck).

    ResponderEliminar
  2. Estive a ver um vídeo do jogo no YT, e aquele pato não é o Patacôncio. Quando era miúdo sabia o nome dele, mas já se evaporou há muito. Googlem 'Patacôncio' e vejam nas imagens, que o sujeito aparece :)

    ResponderEliminar
  3. É ISSO! Eu lembrava-me do nome 'Pão Duro' :)

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Mac_M%C3%B4nei

    ResponderEliminar
  4. Não é o Patacôncio...
    Para ser honesto, quando joguei o jogo, no meu Amiga, tinha uns 10 anos, nem sabia quem era aquele pato...

    ResponderEliminar
  5. Já corrigi o post. Na verdade a minha memória enganou-me, talvez porque nas BDs da minha época aparecia mais frequentemente o Patacôncio, daí a confusão.

    ResponderEliminar