Páginas

sábado, 2 de maio de 2020

sábado, 2 de maio de 2020

Recortes: Televisão Interactiva - Multimédia - TV Mais (2000)

Esta semana voltamos com mais um recorte da secção de Multimédia da revista TV Mais, da responsabilidade do jornalista Gil Montalverne, que já referimos aqui. E se bem se lembram, um dos temas favoritos de Gil foi o da televisão interactiva, a qual, não por acaso, mereceu o maior destaque nesta recorte. 

Começaremos por dar uma vista de olhos pelas novidades: nova versão da aplicação multimédia do Código da Estrada, publicada pela Porto Editora; os inúmeros bugs no Windows 2000; e a oferta do FreeSpeech 2000, software de reconhecimento de voz, na compra de PCs da linha CityDesk. É interessante relembrar que este software da Philips suportava a língua portuguesa tanto de Portugal como do Brasil.

Além das novidades, Gil escreve sobre as portas USB e o futuro dos periféricos, isto no ano 2000 em que o padrão USB 2.0 viria a ser lançado e as entradas PS/2 era ainda comuns. Também temos uma referência ao CD-ROM educativo "A Aldeia da Música", vencedor da categoria de títulos para crianças do Prémio Multimédia XXI (que já referimos aqui), e que foi distribuído pela Editorial do Ministério da Educação (EME), responsável por outros CD-ROM educativos como "O Meu Baú de Brinquedos" ou "Aventura na Ilha das Cores".

Terminamos a leitura com o destaque sobre a televisão interactiva que se apresentava como promissora na entrada do novo milénio, fosse através da TV digital via cabo, ou a aposta da Microsoft nos thin clients que ligavam as televisões à internet, que foi o caso da (hoje defunta) MSN TV, conhecida por Web TV na segunda metade dos anos 90. Foi também um período fértil em concursos televisivos interactivos como Hugo, que fez sucesso estrondoso entre a criançada no final do milénio.

E como habitualmente, o recorte encontra-se disponível abaixo!


Televisão interactiva - Gil Montalverne

0 comentários:

Enviar um comentário