Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Clássico: "Big Red Racing" (1996)

 Big Red Racing da Big Red Software
 

Não sei exatamente como este jogo me chegou às mãos, pois lembro-me de sempre o ver no escritório da casa onde passei a minha infância junto ao computador. Assumo que terá sido comprado na mesma altura que o dito computador, tendo acabado por ser o meu primeiro jogo a sério, logo a seguir aos populares (à época) jogos educativos da Porto Editora.

Quando era mais novo devo dizer que era péssimo em jogos de corridas e demorei a dominar os básicos, mas este jogo sempre me divertiu por ter um mundo totalmente em 3D, totalmente aberto à exploração (ao contrário dos seus congéneres que nos mantinham na área da pista) com imensos easter eggs engraçados espalhados pelo cenário e por um design visual e de som completamente diferente de tudo o que tinha visto até à altura.


O humor non-sense pode encontrar-se um pouco por toda a parte, até nas descrições dos personagens


Infelizmente não envelheceu bem e os gráficos 3D bastante básicos já não satisfazem como outrora, além disso o constante movimento da câmara, como se estivesse constantemente em vibração torna-se extremamente irritante. Ainda mais, todo o design que na altura seria muito inovador agora parece-nos muito datado e relembra-nos simultaneamente o melhor e o pior do que se fazia nos anos 90.

Enquanto jogo de corridas é divertido e competente, mas em comparação a outros da época não é nenhuma obra-prima. O humor e a irreverência na apresentação são realmente o que o destacam dos demais e é muito mais divertido quando jogado com os amigos.


Circuito citadino na Austrália


Em modo multijogador, algo que nunca tive a oportunidade de experimentar quando era mais novo acaba por se tornar bastante divertido, mas desilude um pouco em modo de um jogador, parecendo que a inteligência artificial dos outros concorrentes foi criada de modo a dificultar-nos a vida, talvez até demais.

Os gráficos são bastante básicos, mas a falta de detalhe nos mesmos permite que todos os gráficos sejam 3D e gerados em tempo real levando a que o jogo corra suavemente até mesmo com seis jogadores em simultâneo.


 O jogo também nos leva para destinos mais exóticos, como o Ártico


Em conclusão, é totalmente recomendado para quem procura uma jogo de corridas divertido e com uma experiência própria das arcades, pois o que falta em realismo sobra em humor e diversão.
Recomendo que liguem ao começar o jogo os comentários, pois dão toda uma outra experiência de jogo.

O politicamente incorreto das piadas com estereótipos, referências à cultura pop e outras brincadeiras são o que dá a verdadeira personalidade a um jogo que não se leva muito a sério e ainda bem, pois são estas pequenas coisas que me perduram na memória vinte e três anos após o seu lançamento e me levaram agora a escrever esta análise.

0 comentários:

Enviar um comentário