Páginas

domingo, 1 de setembro de 2019

domingo, 1 de setembro de 2019

Clássico: "Paratrooper" (1982)

Introdução


Embora o meu primeiro contacto com um PC tenha sido durante a mudança de década (dos 80s para os 90s) e através de um familiar, os primeiros jogos para o MS-DOS que tive oportunidade de jogar, já tinham uma certa idade.

Jogos como Digger, Spacewar, Alley Cat, entre outros dos primórdios do IBM-PC, cabiam perfeitamente numa disquete de baixa densidade e que, apesar da sua simplicidade em termos de jogabilidade, proporcionavam horas de diversão no meu círculo familiar.
Estes joguinhos eram tão antiquados que só suportavam a placa gráfica CGA e os seus executáveis estavam no formato .COM (formato binário que já era considerado obsoleto há muitos anos - haverá oportunidade para falarmos sobre ele).

Vejamos que, na época, eu já tinha alguma experiência com o ZX Spectrum e conhecia, de vista, alguns jogos para PC que punham em evidência o futuro potencial dos mesmos. No entanto, só tive contacto directo com um velho 8086 do meu familiar, e que era para uso destinado à sua actividade profissional, pelo que só podia divertir-me a jogar quando o PC estivesse livre!

O contraste do ZX Spectrum com esse IBM PC foi interessante. Por um lado tinha um microcomputador da Sinclair, já no seu ocaso comercial, mas com uma disponibilidade vasta de títulos arrojados e coloridos. Do outro lado, um computador pessoal da IBM, com um processador de 16-bits, também antigo, mas ainda assim superior ao processador Z80 e, cujos jogos, apesar de graficamente limitados às 4 cores da placa CGA, pareciam-me muito mais frenéticos. 

Esse contraste agravou-se quando esse velho PC foi trocado por um 286 com placa gráfica VGA e placa de som Adlib, abrindo portas para jogos icónicos (como o Wolf3D) mas isso será para tema para outras conversas!
Nós, os colaboradores do Planeta MS-DOS, iremos então, reverenciar neste blog alguns desses clássicos do MS-DOS.


PARATROOPER (1982)

Paratrooper de Greg Kurerberg

Um dos primeiros jogos de que me lembro de ter visto num IBM-PC foi o Paratrooper, um dos muitos jogos da época (como Digger ou Alley Cat) que se podia facilmente encontrar em disquetes de baixa densidade. Paratrooper foi programado para o IBM-PC, por Greg Kurerberg, sendo um clone do original Sabotage (de Mark Allen) para o Apple II.


Paraquedistas lançam-se para a morte!

Trata-se de um jogo de ação, no qual controlamos uma torre de artilharia, a que devemos proteger, a todo custo, de paraquedistas que são lançados de helicópteros. Quando quatro paraquedistas conseguirem aterrar de um dos lados da nossa torre, conseguirão subir ao topo desta para explodir o nosso canhão, terminando assim o jogo.


Um jacto prestes a lançar a sua carga explosiva. 

Devemos disparar o nosso canhão contra os paraquedistas antes que estes atinjam o chão, ou então, derrubar os próprios helicópteros antes que estes lancem os paraquedistas. Para dificultar ainda mais a nossa missão, entre cada vaga de helicópteros, teremos que nos defender de ataques de jactos, que largam, com uma pontaria letal, bombas na direção da torre. Mais uma vez, precisamos destruir os aviões, ou as bombas antes que estas nos atinjam.


O típico ecrã de instruções!

A mecânica do jogo é bastante simples, aliás explicada num único ecrã de instruções, mas resulta numa ação frenética, ideal para bons e curtos momentos de diversão, mas não mais que isso. Há pequenos detalhes que tornam o jogo divertido, como a possibilidade de atingirmos o páraqueda e vermos o infeliz soldado inimigo estatelar-se no chão, ou então, em cima de outro camarada.


Fim de jogo, com a explosão da nossa torre!

O facto de perdermos um ponto por cada disparo introduz uma variante na forma de jogar, pois se quisermos bater recordes, deveremos ser parcimoniosos nos disparos. Mas, independentemente dos nossos reflexos, ou da nossa pontaria, inevitavelmente o jogo terminará com a destruição da nossa torre - um fim ingrato para os jogadores, mas algo bastante recorrente nos jogos da época.


Efeito espectacular das explosões!

O jogo é esteticamente limitado pela placa CGA (usando uma das paletas mais características da época: cyan, magenta e branco com fundo preto), e os efeitos sonoros do PC Speaker são básicos, mas cumprem a sua finalidade de feedback sonoro da acção. No entanto, o ponto forte, a meu ver, são as explosões dos inimigos, que que são muito satisfatórias! Um clássico despretensioso que pode ser encontrado no archive.org




4 comentários:

  1. Já quase me tinha esquecido desta velha pérola :) E parabéns pela iniciativa do Planeta MSDOS, espero que explorem bem o universo do abandonware e do velhoware :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paratrooper é um pequeno clássico! :) Temos mais clássicos na calha para uma review de nostalgia. E a cada Domingo procuraremos revelar uma pérola esquecida, made in Portugal - já temos um post agendado para o próximo Domingo! Obrigado pelo apoio!

      Eliminar
  2. O que eu me fartei de jogar a isto. Não consigo ouvir aquela parte do "Toccata e Fugue" de Bach sem me lembrar do jogo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu ;)
      Vamos publicar mais posts de jogos do mesmo período (80s), alguns dos quais recorreram a melodias conhecidas (e de que ainda me recordo até hoje).

      Eliminar