Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Clássico: "Arcade Volleyball" (1989)

Se há jogo que dá primazia à jogabilidade, em detrimento de tudo o resto, esse é Arcade Volleyball

Talvez desta forma se explique a popularidade do Arcade Volleyball, que apareceu já numa época em que os jogos para o MS-DOS tornavam-se mais "sofisticados". Pessoalmente, lembrar-me-ei sempre deste jogo como um velho amigo, o "AV", o nome do executável que me deu muitas horas de diversão, a solo, ou com um companheiro de jogatana.


Trata-se portanto, e tal como o próprio nome indica, de um jogo de volleyball, disputado por duas simpáticas "cabeças" que têm que bater a bola de modo a que esta atinja o chão que o adversário pisa. Não há muito que saber sobre as regras, mesmo para quem não conhece este desporto, facilmente apanha o jeito ao jogo. Mas isso não quer dizer que o jogo seja simplista de todo..

Os gráficos são básicos, os efeitos sonoros minimalistas, mas a física da bola é realista quanto baste, e o movimento é bastante fluído até num PC XT. O que faz toda a diferença, pois uma disputa entre dois jogadores humanos rapidamente se tornará entusiasmante - escrevo por experiência própria.


Mas se não tivermos companhia? Aí entra o outro ponto forte do jogo: podemos substituir um jogador humano pelo computador que, diga-se de passagem, não deixa os créditos por mãos alheias em termos de competitividade. É muito difícil bater o cérebro electrónico mas, propositadamente ou não, este jogador não-humano também comete erros o que ajuda à ilusão de enfrentarmos um adversário com fraquezas humanas.

Se estivermos muito entediados, podemos colocar o computador a jogar contra si mesmo, e assistir a longas e renhidas partidas (de facto, confesso que assistia a estas jogadas para tentar perceber como poderia enganar o computador)!

Falta referir que este jogo é um port de uma versão para o Commodore Amiga, que por sua vez foi inspirado numa versão original para o C64, de Rhett Anderson (que esteve envolvido em todas as versões). Pode ser jogado on-line aqui

0 comentários:

Enviar um comentário