Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2020

terça-feira, 14 de abril de 2020

Nacional: René Descartes (1994)

Cogito, ergo sum - esta é a famosa frase de René Descartes, um dos maiores filósofos e matemáticos da idade moderna, pai da geometria cartesiana, e autor da obra "Discurso sobre o Método" que funda o racionalismo moderno e revoluciona a filosofia.

A figura de Descartes é também o tema central de um trabalho escolar realizado em 1994 por um grupo de alunos do Liceu Passos Manuel (em Lisboa), do qual fez parte Paulo Teixeira, o então jovem programador que já referenciamos anteriormente em outro post!

Ecrã principal

O trabalho consistiu numa apresentação interactiva em sala de aula, programada pelo Paulo em QBASIC, e com o conteúdo temático da responsabilidade dos restantes elementos do grupo (Paulo Freire, Pedro Carreira, El Bruno, Hélder e A.A.Efros). A vida e percurso de Descartes, e a sua importância para a Matemática são exibidas em sucessivos ecrãs coloridos!

A apresentação começa com um texto introdutório, acompanhado de uma música no PC speaker (que certamente será reconhecida) e que, após terminada, mostrará um menu de opções para as diferentes secções do tema.

Mural introdutório

Ao explorarmos cada uma das opções seremos recebidos por algumas figuras que reconheceremos de jogos (que fizeram o gáudio dos adolescentes dessa época), como por exemplo, Dizzy, King's Quest ou Eco Quest

Apesar de ter sido um trabalho escolar realizado por jovens, entendemos que é merecedor de um destaque neste blogue! A apresentação pode ser obtida aqui e abaixo temos mais alguns ecrãs da apresentação que, segundo o Paulo, foi a mais apelativa em sala de aula!

Algumas figuras conhecidas..

Biografia de Descartes

Sobre o método cartesiano

0 comentários:

Enviar um comentário