Páginas

sábado, 4 de abril de 2020

sábado, 4 de abril de 2020

Nacional: Puzzles 1 - José Oliveira


Desta vez não temos um M.I.A., porque o próprio autor já fez questão de partilhar as suas obras no seu site, mas mesmo assim achámos que mereciam destaque neste blog.

José Oliveira é já um histórico programador da nossa praça, sendo da sua autoria os primeiros jogos para ZX81 que temos atualmente registados. Mesmo que na época tivessem havido diversos criadores a trabalhar com este Microcomputador, José foi o único de que temos conhecimento que guardou as páginas originais do código, permitindo-nos hoje em dia recuperar os seus jogos e disponibilizá-los ao público.


Do mesmo modo que foi um dos pioneiros a trabalhar com produtos Sinclair, através do ZX81, também bastante cedo (finais dos anos 80) se dedicou ao MS-DOS, tendo criado vários jogos, alguns deles até inspirados em anteriores obras suas para Spectrum.

Temos conhecimento de ter criado para o MS-DOS três compilações de puzzles/mini-jogos matemáticos que hoje partilhamos convosco e um labirinto 3D, inspirado num seu anterior jogo desenvolvido para Spectrum que abordaremos noutra altura.

Estas compilações envolvem algum raciocínio lógico, cálculo matemática e pretendiam ser uma demonstração das capacidades de programação do autor à altura, talvez servindo como parte de um portfólio a mostrar a um potencial empregador.

Deixamos-vos hoje o link para a primeira compilação desta série, com a promessa de colocarmos os próximos nas próximas semanas.

0 comentários:

Enviar um comentário