Páginas

sábado, 11 de abril de 2020

sábado, 11 de abril de 2020

Exploring Ancient Cities (Scientific American/Sumeria, 1994)


Fruto de uma parceria entre a Scientific American (popular revista americana de divulgação científica) e a Sumeria (editora do mesmo país especializada em livros e revistas em CD-ROM), Exploring Ancient Cities é, nas palavras de seus produtores, uma "exploração interativa em CD-ROM" de quatro civilizações antigas: Creta, Petra, Pompeia e Teotihuacã.


Esta enciclopédia multimídia é uma evolução (se é que podemos chamar assim) de um livro homônimo da Scientific American. O CD-ROM foi lançado bem na época em que a multimídia estava ganhando muita força aqui no Brasil (1994) e rodava em Windows 3.1 e Macintosh. Por conta disso, trazia a indicação de Hybrid CD-ROM.


Entre outros atrativos, apresentava mapas, linha do tempo e slide shows sobre arquitetura e vestígios das quatro cidades. O CD-ROM também trazia dizeres de proteção autoral: "Todas as imagens, textos e filmes neste CD-ROM são facilmente exportados e reutilizados, sem limitação, para fins não comerciais. As histórias que aparecem originalmente na Scientific American são trazidas à vida com design, imagens, vídeo, música e narração da Suméria, permitindo que o leitor passeie por cada um desses lugares". Esta última frase em específico evidencia toda a proposta de riqueza de conteúdo esperada de um título como esse na época. Abaixo: uma foto da bela mídia.


Outra prova do investimento que era feito em publicações multimídia desse nível: Exploring Ancient Cities traz narração do ator americano Rod McKuen e música do compositor John Lewis. Abaixo: o verso do case do CD-ROM.


A primeira edição do CD-ROM (esta que aparece nas fotos do post) foi distribuída em 1994, porém houve uma revisão lançada em novembro de 1995. Caso queira experimentar a enciclopédia, o ISO desta edição de 1995 pode ser baixado do Internet Archive. Abaixo estão uma captura de vídeo e algumas capturas de tela feitas por mim, e no final do post estão os requisitos mínimos de sistema para rodar a enciclopédia.









ESPECIFICAÇÕES:

Editora: Sumeria;
Ano de lançamento: 1994;
Idioma: inglês;
ISBN-10: 1570470111
ISBN-13: 978-1570470110

REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA:

PC:

- 486/33 MHz ou superior;
- 8 Mb RAM;
- Sistema operacional DOS 5.0 ou Windows 3.1;
- Monitor VGA+ (256 cores com resolução de 640 x 480 pixels);
- Placa de som;
- Drive de CD-ROM (recomendado double-speed).

Macintosh:

- 6 Mb RAM;
- System 7.0;
- Monitor de 13 polegadas com 256 cores;
- Drive de CD-ROM (recomendado double-speed).

0 comentários:

Enviar um comentário