Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2020

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Quadroid (BIZARRE Software, 1993)




Quadroid é um dos muitos clones de Tetris desenvolvidos para o MS-DOS. Foi lançado em 1993 pela francesa BIZARRE Software e podia ser rodado até em um 286.


A mecânica é a mesma da de Tetris: faça linhas horizontais com os diferentes tipos de blocos que caem do topo da tela. Você deve fazer um determinado número de linhas horizontais para passar para a próxima rodada. São 15 rodadas no total, incluindo 3 fases de bônus.


Da mesma forma como em Tetris, é possível rotacionar as peças e fazê-las avançar em uma velocidade maior. Duas coisas me incomodaram no jogo: quando aumentamos a velocidade de uma peça que está caindo, não é possível fazer a desaceleração. Além disso, a resposta dos comandos não é tão rápida.


Entretanto, estes dois incômodos são compensados com algumas particularidades, a começar pelos gráficos bem coloridos. Gostei muito dos efeitos de brilho e reflexo no alfabeto, algo bem comum no início da década de 90 e que vemos ainda hoje na demoscene. Além disso, o jogo traz sons e vozes digitalizadas. Para ouvi-los, é preciso executar no MS-DOS o arquivo SETSOUND.EXE antes de iniciar o jogo e escolher a placa Sound Blaster (a outra opção é o PC speaker). Com isso, é possível ouvir sons como a de uma risada macabra e uma voz exclamando "get ready" no início das fases.


Por fim, mas não menos importante, o jogo traz o interessante conceito de bombas. Você inicia cada rodada com um determinado número de bombas. Ao usar uma delas, a última linha de blocos é eliminada. Fazendo um Quadroid, ou seja, eliminando quatro linhas de uma vez, você ganha uma bomba. E fazendo um Quadroid em uma fase bônus (que dura 1 minuto e meio) você ganha 3 bombas! Por padrão, a tecla 0 é a que lança bombas, mas o jogo permite a redefinição de teclas, o que também é um ponto positivo.


No mais, o título tem sistema de high score e permite desabilitar o som pelo menu principal. E com a tecla Esc podemos abandonar uma partida e retornar à tela de início.


O documento oficial do jogo traz dicas e observações dos autores, que as reproduzo aqui em português:

• Tente fazer o maior número possível de Quadroids nos primeiros níveis e na fase bônus para ganhar bombas.
• Você nunca perde em uma fase bônus (elas são bônus).
• Utilize suas bombas quando precisar!
• Não entre em pânico!!! Nós pessoalmente já terminamos as 15 rodadas.


Conclusão: a jogabilidade não é tão boa como a do Tetris do arcade, mas vale conhecer e experimentar pela beleza dos gráficos (em um monitor de tubo fica realmente bonito). Quadroid está disponível no Internet Archive e pode ser baixado aqui.

REQUISITOS DE SISTEMA:

• 640 kB de memória RAM livre;
• Computador 286 (12 Mhz) ou superior;
• Disco rígido com 567 kB de espaço livre;
• Placa gráfica VGA/MCGA;
• Sound Blaster para ouvir as vozes e os efeitos sonoros digitalizados.

1 comentários: