Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2020

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Recortes: Aventuras e acção - Videojogos - TV Mais (2000)

Continuamos com um recorte da revista TV Mais no ano de 2000, que consiste em mais uma colaboração da Bimotor na secção de Videojogos, pelas mãos de Ana Santos e Rui Rodrigues. Embora boa parte desta edição da Videojogos seja dedicada às consolas (fãs de RE vão adorar), vamos destacar a referência a Urban Chaos (para Win95/98), um jogo relativamente pouco conhecido da Mucky Foot Productions Ltd., estúdio britânico constituído por antigos elementos da Bullfrog.

Urban Chaos - Mucky Foot Production Ltd.

Urban Chaos é um jogo que saiu no final de 1999, ano em que os cenários apocalípticos do final do milénio foram recorrentes em livros, televisão, filmes e jogos. Urban Chaos também não escapou à regra: nas vésperas do novo milénio, a criminalidade disparou em várias cidades, particularmente em Union City, cuja população está refém das gangues, do caos e da fome.

A dupla de heróis: Roper e D'arci.

Junte-se ao caldo da desordem, a intervenção de uma seita apocalíptica que parece querer fazer cumprir, a qualquer custo, uma profecia de Nostradamus. Felizmente Union City conta com uma inesperada dupla de heróis, a novata, mas eficiente, agente policial D'arci Stern, e o instável vigilante/miliciano Roper McIntyre

A novata mas eficiente agente D'Arci Stern 

É neste contexto que somos servidos de uma aventura repleta de acção, dividida em missões, não lineares, espalhadas por Union City. O jogo lembra um "mashup" de vários géneros, desde Tomb Raider até G.T.A 3, mas consegue ter uma identidade própria, coerente com a temática de final do milénio.

Ao estilo G.T.A. também podemos tomar posse de veículos.

O motor gráfico é competente quanto baste, o detalhe aplicado aos cenários é notório, as músicas, vozes e audio estão excelentes, e a jogabilidade é muito boa a partir do momento que se dominam os controlos.

Atente-se aos pequenos detalhes como os detritos no chão!

Curiosamente este jogo parece ter passado ao lado da atenção do público, sendo que as vendas foram abaixo do esperado, tal como os outros dois jogos da Mucky Foot que viria encerrar alguns anos mais tarde. No entanto, entendemos que se trata de uma pequena e despretensiosa pérola que merece ser revisitada 20 anos depois.

O recorte está disponível para consulta na imagem abaixo. Para a semana continuaremos com a TV Mais mas com uma variação no tema!


Aventura e acção - Ana Santos / Rui Rodrigues

0 comentários:

Enviar um comentário