Páginas

sábado, 15 de novembro de 2025

sábado, 15 de novembro de 2025

Recortes: Os Jogos no Computador - CM (1994/?) - Balanço

Neste recorte de "Os Jogos no Computador", Paulo Ferreira aproveitou o início de 1994 para olhar para trás e fazer um balanço do que tinha sido 1993 no mundo dos videojogos e, lendo hoje o texto, percebe-se que foi um ano de consolidação para o mercado português de videojogos. O público crescia, as revistas especializadas (como a MegaScore) multiplicavam-se e até os fanzines (como o Kaos) davam sinais de vitalidade.

No lado das empresas, 1993 trouxe iniciativas raras em Portugal, como o Congresso 93 organizado pela Portidata (que até um caixão se levou ao Hotel Júpiter na Praia da Rocha em Portimão), a campanha da Sega com a doação de parte das receitas da venda do jogo "Ecco the Dolphin" para a Quercus e o estudo do golfinhos do Sado, a forte aposta promocional do Mega CD 2, a chegada ofensiva do Commodore CD32 e até um título cultural no CD-i da Philips dedicado a Lisboa.

Foi também um ano em que a distribuição se tornou mais consistente e surgiram alternativas como a troca e o aluguer de videojogos nos videoclubes. Eu recordo-me perfeitamente desse ano de 1993 como marco de uma fase de transição: os videojogos deixavam de ser apenas um nicho dos "maluquinhos dos computadores" e passaram a ocupar um espaço mais generalizado e "aceitável" na sociedade portuguesa, com um mercado ainda imperfeito e vários pioneiros que abriram caminho para o que viria depois.

Podem descarregar a digitalização de Mário Moreira neste link.




0 comentários:

Enviar um comentário