Páginas

sábado, 12 de outubro de 2019

sábado, 12 de outubro de 2019

Nacional: Master Mind - Mário Raposo

 

Recentemente, descobri que um amigo e colaborador regular do Planeta Sinclair - Ricardo Reis, tendo já para lá partilhado muito conteúdo, tinha em sua posse uma boa coleção de disquetes que foi salvando ao longo dos anos da destruição certa.

Após falar com ele, pedi-lhe permissão para ver apenas uma das muitas caixas que tinha, na esperança de encontrar algo de interessante e qual foi a minha surpresa quando logo na primeira disquete encontrei um M.I.A. nacional!

O jogo que temos para vos mostrar hoje é Mastermind, nas suas versões 1.0 e 2.0, jogo criado por Mário Jorge Raposo em 1988 com a colaboração de Jorge Gil na música. Segundo o próprio, foi criado em Basic e posteriormente compilado. Também é um exemplo bastante interessante de shareware nacional, já que apesar de não ser usado este termo o autor indica claramente que o jogo pode ser copiado e redistribuído, mas nunca vendido.


O conceito do jogo é já bastante conhecido e transcrevemos aqui um pouco das instruções que vêm com o jogo - o nosso objetivo é descobrir uma combinação de seis símbolos através da dedução, sendo que as três colunas do lato direito ajudam o jogador a tirar as suas conclusões. A chave pode conter símbolos iguais ou todos diferentes. Há nove níveis de dificuldade, sendo que o primeiro é constituído por dois símbolos e o últimos nível tem dez .
As teclas necesssárias para inserir cada símbolo encontram-se no canto inferior esqueddo por cima de cada símbolo.

As colunas da direita têm três letras - A, B e C e os números que lhes correspondem significam:

A - Símbolos correctos no sítio certo
B - Símbolos correctos em posição incorrecta
C - Símbolos incorrectos

Temos aqui um jogo aparentemente simples, mas na verdade bastante desafiante e recomendamos que o experimentem, tendo especial interesse pela sua antiguidade e por ser um dos raros jogos nacionais para MS-DOS da época com música.

Agradecemos mais uma vez a Ricardo Reis que não só nos emprestou as suas disquetes, como também uma drive para as podermos ler.

Aqui fica o link para o descarregarem e caso o autor do mesmo leia este post, agradecíamos que entrasse em contacto connosco.

0 comentários:

Enviar um comentário