Páginas

sábado, 19 de outubro de 2019

sábado, 19 de outubro de 2019

Planeta MS-DOS na BGS 2019: a apresentação de John Romero

De 9 a 13 de outubro aconteceu a edição 2019 da Brasil Game Show (BGS), a maior feira de games da América Latina. Estive presente em todos os dias do evento fazendo a cobertura aqui para o Planeta MS-DOS, e no dia 12 de outubro, talvez o dia mais cheio do evento, pude assistir a apresentação do mestre John Romero, game designer e um dos responsáveis por clássicos como Commander Keen, Wolfenstein 3D e Doom.

Romero fez apresentações e Meet & Greet em diversos dias da Brasil Game Show. Sobrou-me o dia 12 de outubro (Dia das Crianças aqui no Brasil, diga-se de passagem) para assistir ao painel. E que painel! E que presente de Dia das Crianças! :-P

A apresentação foi focada no lançamento de Doom em 1993. Romero mostrou aos visitantes muitas curiosidades sobre o jogo, desde seu planejamento até o lançamento. Fiz algumas fotos que estão a seguir com comentários, e no fim do post está um vídeo exclusivo do Planeta MS-DOS com boa parte do painel.

Diferente do que muitos podem pensar, Doom foi o quinto jogo FPS da id Software, a clássica softhouse estadunidense fundada em 1991. Doom nasceu em 1993, e nesse meio tempo tivemos Hovertank One (também conhecido como Hovertank 3D), Catacomb 3D, Wolfenstein 3D e Spear of Destiny. A foto abaixo destaca quantos meses cada jogo levou para ficar pronto. Wolfenstein 3D levou quatro meses, os outros levaram dois meses e Doom levou doze meses! Em breve analisaremos cada um deles.


Em novembro de 1992, Tom Hall terminou a Doom Bible, a Bíblia do Doom, que seria um documento contendo as ideias originais de Doom.


A Doom Bible destacava aquelas que seriam as features do jogo que estava por vir. Entre os requisitos mínimos estava um computador padrão IBM PC 386 ou compatível, placa VGA e 2 MB de memória RAM.



Romero mostrou também aos visitantes da BGS aquele que seria o primeiro press release enviado para a imprensa, em 1º de janeiro de 1993 e com algumas poucas linhas de texto. O documento destacava também as features do jogo.



Em destaque no telão podemos ver Tom Hall, que escreveu a Doom Bible.


E abaixo vemos Adrian Carmack esculpindo uma das esculturas criadas durante o desenvolvimento de Doom. Ao todo, sete criaturas de Doom foram criadas como esculturas. Adrian criou três: Doomguy, Baron of Hell e Cyberdemon.



Outra curiosidade: os gráficos da motosserra (chainsaw), uma das clássicas armas do jogo, foram baseados em uma motosserra real, a Eager Beaver da McCulloch Motors Corporation, que Tom Hall pegou emprestado de sua namorada (sim, isso mesmo).



Várias das armas de fogo do jogo foram baseadas em armas de brinquedo ou de airsoft, como o rifle, modelado a partir de uma Dakota Cap Gun da fabricante TootsieToy.


Para o cenário de Doom ficar bem diferente do de Wolfenstein 3D, basearam-se no desenho de construções militares.


E aqui vemos cenas do primeiro mapa de Doom, E1M1: Hangar, criado por John Romero.



Abaixo vemos o DoomEd, o editor de níveis criado pela id Software. Ele foi desenvolvido em Objective-C para o sistema operacional NeXTSTEP. Com ele foi criado também o E1M2: Nuclear Plant, o segundo mapa de Doom/Ultimate Doom.



Veja abaixo um vídeo exclusivo do Planeta MS-DOS com alguns trechos da apresentação.


MEET & GREET COM JOHN ROMERO

No dia 13 de outubro, último dia de BGS 2019, consegui participar do Meet & Greet com John Romero. O mestre autografou alguns itens para o Planeta MS-DOS, com direito a dedicatória.





E veja no vídeo a seguir o momento em que Romero chega e cumprimenta os visitantes que estavam na fila do Meet & Greet.


0 comentários:

Enviar um comentário