Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2019

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Planeta MS-DOS na BGS 2019: Al Lowe, John Romero, Logitech, Western Digital e mais!

Aconteceu de 9 a 13 de outubro a edição 2019 da Brasil Game Show (BGS), a maior feira de games da América Latina. Estive presente em todos os dias do evento fazendo a cobertura aqui para o Planeta MS-DOS, e neste post estou focando em PC retrô, arcades e alguns lançamentos para os PCs atuais.

A edição deste ano contou novamente com diversos fabricantes de hardwares e equipamentos para PCs, entre eles marcas muito tradicionais, como Logitech e Western Digital, mas também Aorus, Legion, Predator, Razer, AOC, Acer, Warrior e outras.

A Razer apresentou em seu estande itens como mouse, teclado, controles e laptops.


A Warrior, marca do grupo Multilaser focada em produtos para gamers, mostrou sua linha de produtos, que inclui monitor, cadeira, mouse, headphone, gabinete e PCs já montados.


A Legion, subsidiária gamer da Lenovo, teve como destaque o Y540, um de seus laptops gamers mais conhecidos.




A Acer destacou em seu estande os produtos de sua linha gamer Predator.



E a Aorus apresentou na feira o AD27QD Gaming Monitor, um monitor de ponta voltado para jogos.



Participando pela primeira vez da BGS, a lendária Western Digital, empresa americana em atividade desde os primórdios do padrão IBM PC, apresentou produtos da linha WD Black, com soluções de armazenamento e otimização de desempenho para PC e consoles. O destaque foi o WD Black P10 Game Drive, HDD portátil disponível em três capacidades (2 TB, 4 TB e 5 TB).







Já a Logitech, outra grande conhecida dos antigos usuários de PC – e que hoje em dia continua investindo pesado no mundo dos jogos eletrônicos, inclusive patrocinando times de esports –, levou para a feira sua nova linha de produtos sem fios (mouse, headset e até um teclado mecânico recarregável e RGB).



Os estandes da AOC e da OEX Game também apresentaram equipamentos e estavam bem movimentados.







A área Pinball & Arcade, com 1.500 m², colocou à disposição dos visitantes 150 máquinas arcades e de pinball clássicas, além de máquinas modernas. O espaço foi patrocinado pela Matic, empresa pioneira na fabricação de máquinas de entretenimento no Brasil, e contou ainda com a presença de Gary Stern, presidente da Stern Pinball e figura importante no mercado mundial de máquinas de pinball.





Na BGS houve também espaço para ações interessantes, como esse estande de coleta de lixo eletrônico. Eles recolhem computadores, placas, memórias, cabos, centrais telefônicas, tablets e outros. É certo que muito disso para nós não é lixo eletrônico, já que preservamos diversos itens ligados à história clássica do PC, mas mesmo assim é importante o incentivo à prática do descarte correto dos chamados lixos eletroeletrônicos.



No sábado (12/10), penúltimo dia de feira – e talvez o dia mais cheio –, fui muito bem recebido no camarote do PlayStation, de onde foi possível fazer algumas fotos interessantes para mostrar o volume de visitantes.




Como o foco do Planeta MS-DOS são os retro PCs, vamos ao que interessa! A editora brasileira WarpZone estava vendendo seus livros e revistas com temática gamer, incluindo títulos sobre jogos de PC e sobre a franquia Doom. Tenho os dois e recomendo.


A área de Meet & Greet, patrocinada pelo segundo ano consecutivo pela Intel, aproximou o público de algumas lendas vivas do mercado de games. Duas dessas lendas nos chamaram muito a atenção: Al Lowe, criador da série Leisure Suit Larry, e John Romero, game designer de Commander Keen, Doom e Quake, que veio ao Brasil pela primeira vez para conversar com os visitantes da BGS. E é claro que não poderíamos deixar de falar com os dois. :-)





Ambos autografaram itens para o Planeta MS-DOS, com direito a dedicatória, o que fez valer por todo o evento.






Acompanhei a apresentação de John Romero na BGS a respeito do lançamento de Doom em 1993. Isso eu conto aqui.

.

0 comentários:

Enviar um comentário