Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2019

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Nacional: O Pesadelo de Jaime o Mocho (1991)


Chegou finalmente a altura de nos debruçarmos sobre um jogo português e não poderia haver melhor para começar a nossa nova rubrica nacional que "O Pesadelo de Jaime o Mocho". 
Publicado originalmente em 1991 na disquete incluída com a revista Spooler nº 33 a propósito de um concurso de criação de videojogos,  temos um jogo de plataformas claramente inspirado por alguns clássicos do ZX Spectrum como o Manic Miner ou Automania. 
Apesar de ser uma produção amadora e de possuir alguns (mas felizmente poucos) bugs, é um projeto bastante competente que merece com toda a certeza um lugar na história dos videojogos em Portugal.

Seguindo o exemplo de alguns dos jogos de em que claramente se inspira, controlamos Jaime ao longo de vários níveis que aumentam progressivamente de dificuldade evitando um cada vez maior número de inimigos, cujos padrões de movimento se tornam cada vez mais difíceis de evitar e plataformas cuja localização e dimensão toram a nossa navegação dum verdadeiro quebra-cabeças.


Infelizmente, apesar de criativo e desafiante, esta produção nacional também possui a sua dose de problemas, sendo um deles a lentidão de movimento do nosso personagem e o mais grave a dificuldade em saltar para plataformas. O modo como o jogo foi programado, obriga-nos a saltar sempre à mesma distância do início da plataforma, de um local exato, que caso falhemos, nos fará cair de volta para o mesmo local. 

Esta precisão quer requer o salto faz com que o jogo se torne verdadeiramente frustrante em determinadas fases. Ao vermos Jaime alcançar a plataforma e seguidamente dela cair, como se esta não existisse, acabam por tornar este o aspecto mais negativo que ressaltamos do jogo.


Por outro lado, ressaltamos a qualidade gráfica e dos efeitos sonoros (apesar de minimalistas) e a criatividade na construção dos níveis que se tornam bem desafiantes logo numa fase inicial. A simplicidade deste faz com que não haja muito mais a destacar, mas concluímos com a recomendação de que o experimentem. Poderá parecer bastante difícil inicialmente, mas conforme nos vamos habituando aos controlos do jogo e ao modo como foi concebido, a nossa tarefa vai se tornando progressivamente mais fácil.

Não sendo propriamente um M.I.A., decidimos utilizá-lo para estrear a secção nacional. Como não é de todo muito fácil de encontrar este jogo online, disponibilizamo-vos o mesmo aqui no blog, basta seguir o nosso link.

2 comentários:

  1. Lembro me perfeitamente de jogar isso. Muito amador e com muitos bugs, mas ainda bem que fizeram no. Lembro de haver 1 concurso de jogos na spooler e existia esse, 1 com dinamite que encrava num nível e do 4 em linha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O da dinamite era o Labo, isto se a minha memória não me pregou uma partida. Esse jogo gerava os níveis através de um algoritmo procedimental e calhou um nível que era intransponível. O autor mandou, para a Spooler, os códigos de acesso para os níveis seguintes, se bem me lembro :)

      Eliminar