Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2020

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Recortes: Viagem a Marte - Videojogos - TV Mais (2000)

Publicamos mais um recorte da secção de Videojogos da revista TV Mais, com os colaboradores da BimotorAna Santos e Paulo Portugal.

Desde já podemos deduzir que este recorte foi escrito antes do início do campeonato europeu de futebol, o Euro 2000 que teve o seu videojogo oficial e foi destacado como uma das novidades (aliás, jogo já referido brevemente em outro recorte já aqui publicado).

Falando de futebol, foi há 20 anos atrás que Portugal fez um brilharete no Euro 2000. Quem não se lembra da geração de ouro com Luís Figo, Rui Costa, Nuno Gomes, Vítor Baia, entre outros, que deram uma remontada à Inglaterra e presentearam a Alemanha com uma pesada derrota, apenas para serem eliminados numa polémica meia-final com a famosa "mão" de Abel Xavier!

Não tão emocionantes quanto o percurso e azares da seleção das Quinas, foram as críticas ao videojogo, produzido pela EA Sports e lançado para a Playstation e o PC (Win95). Sendo um spin-off do FIFA 2000, houve quem não tivesse achado muita piada adquirir este jogo para descobrir que já tinha um praticamente idêntico no FIFA 2000. E essas poucas diferenças entre os dois jogos que não justificariam o preço na sua totalidade. Enfim, práticas nada incomuns neste segmento de jogos desportivos.

Já a crítica não foi tão severa em relação a Martian Gothic: Unification, clone de Resident Evil com uma forte inclinação para resolução de puzzles, recorrendo-se alternadamente a três personagens diferentes. Foi desenvolvido para o Windows pela britânica Creative Reality, a mesma que trouxe Dreamweb, aventura de dark sci-fi para o MS-DOS e, talvez a base de inspiração deste Martian Gothic.

Hoje o jogo é relativamente desconhecido, não foi excepcional nem mediocre, não tendo se destacado entre a multidão de jogos do género de survival horror. Mas tem sido reverenciado por uma pequena e fiel base de fãs que teve contacto com o jogo na época. Hoje, já adultos, enxergam o jogo através das lentes da nostalgia mas também com outra maturidade que lhes permite ter uma experiência diferente e mais completa.

Encontra-se já há vários anos na wishlist da comunidade do site GOG e não duvidamos que haverá quem esteja interessado em comprar (novamente) este jogo.

O recorte pode ser consultado abaixo.

Viagem a Marte - Ana Santos / Paulo Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário