Páginas

domingo, 12 de julho de 2020

domingo, 12 de julho de 2020

Novidades sobre o Conversor de .MOD para AY / FM / SAA1099

Intro por MadAxe

José Mário Machado (também conhecido por MadAxe), é o autor de Sardonic, shoot'em up programado em várias plataformas, como o Amiga, o Atari ST ou o ZX Spectrum, versão do qual o nosso blogue irmão já abordou aqui (a versão MS-DOS está em desenvolvimento). Pois bem, além da sua criação principal, o José em tempos havia anunciado que estava a desenvolver um Conversor de .MOD para AY / FM / SAA1099.

O .MOD é um formato de tracker music que surgiu no Commodore Amiga e que se tornou muito popular na demoscene. Este novo utilitário converte ficheiros .MOD para formatos específicos dos sound chips AY, FM e SA1099, e que se encontram presentes em inúmeros computadores e placas como, por exemplo, o ZX Spectrum ou as placas de som Adlib e Sound Blaster.

O José Mário apresentou os primeiros resultados: dez músicas, algumas delas bem conhecidas (Blue MondayEye Of The TigerPop CornTrue Faith), acabadas de converter para serem tocadas em máquinas com chip AY e FM. Segundo MadAxe, o utilitário será lançado oficialmente assim que estiver terminado e se tornar mais user friendly (o Planeta MS-DOS segue ansioso)!

O José também preparou uma intro com um menu de selecção das músicas, as quais podemos deixar tocar em loop. As músicas referentes ao chip FM e a intro podem ser descarregadas aqui.

Também foram publicadas as versões destas mesmas músicas para o chip AY, quem estiver interessado deve visitar o nosso irmão Planeta Sinclair! Ficamos à espera de mais músicas convertidas e mais novidades sobre este conversor!

1 comentários: