Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2020

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Recortes: Música e computadores - Multimédia - TV Mais (2000)

Após uma pausa, regressamos com mais um recorte da revista TV Mais. E como prometido no último recorte, trazemos a secção Multimédia escrita por Gil Montalverne no ano de 2000.

Como tem sido habitual nesta secção, os temas giram sempre em torno da integração dos vários tipos de média, com os computadores. No destaque deste recorte, Gil escreve sobre as linhas de produtos na época que apostaram na reprodução de som com a melhor qualidade possível, citando o exemplo dSoundMan da Logitech.

Quanto às novidades de 2000, temos o lançamento do FLIP3, corrector ortográfico da Priberam, que hoje está na versão 10. Neste ano também foi lançado pela Porto Editora, o site clickin.pt, o primeiro projecto educativo on-line focado para as crianças do Ensino Básico (1º e 2º ciclos) e ao qual se sucederam outros projectos tanto on-line como off-line. De notar que o endereço do clickin.pt hoje redireciona para a Escola Virtual, a plataforma digital de estudo on-line, do Grupo Porto Editora.

Gil também aborda a sinergia entre informática e medicina para melhorar a qualidade de vida de tetraplégicos, referindo uma reportagem da SIC sobre um paciente que recuperou movimentos de uma mão através de eléctrodos implantados nos músculos. Um aparte: vinte anos depois a informática, a robótica e a medicina continuam a inovar de forma surpreendente!

O protótipo da caneta para Internet, apresentado pelas empresas suecas Ericsson e Anoto, é também uma das novidades apontadas por Gil Montalverne. Trata-se de uma caneta com uma câmara na sua ponta, e que permite enviar uma representação digital do que é escrito, via Bluetooth ou GPRS, para um telemóvel. Um exemplo desta caneta pode ser visto aqui. Apesar destas canetas para internet não terem vingado no mercado doméstico, a tecnologia na qual esta caneta assentou é hoje a base dos serviços empresariais oferecidos pela Anoto.

Gil ainda deixa como curiosidade, o site unsolved.com da série documental Unsolved Mysteries, que tem como temas todo o tipo de mistérios, desaparecimentos e outros fenómenos sem explicação plausível. Uma série que teve várias temporadas, passou por várias emissoras e regressou mais uma vez, agora na Netflix e pelas mãos dos produtores de Stranger Things!

O recorte pode ser consultado abaixo.

Música e computadores - Gil Montalverne

0 comentários:

Enviar um comentário