Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Recortes: Procura-se! - Internet - Expresso (19/06/1999)

Disponibilizámos um recorte do Expresso de 19 de Junho de 1999, com uma outra secção que achamos interessante: "Internet", assinada pelo jornalista Paulo Querido, figura assaz conhecida no meio tecnológico luso, e que muito escreveu sobre a web em várias publicações e jornais (como o semanário Expresso obviamente).

Neste recorte, Paulo escreve sobre o SETI@Home, um projecto de computação distribuída da Universidade da Califórnia em Berkeley, e que usa a capacidade de processamento de computadores pessoais através da Internet, para analisar trechos de sinais de rádio obtidos pelo SERENDIP, um projecto de recolha de sinais de vida extraterrestre inteligente (em inglês "SETI"), também da responsabilidade da mesma universidade.

No artigo podemos ler que a participação portuguesa no SETI@Home não ficava a dever a outros países, e para tal muito contribuiu "Alf", o nick-name do ilustre desconhecido português mais activo no projecto em 1999. Desde então o SETI@Home evoluiu dando origem ao BOINC, software open-source de computação em GRID, que tem sido usado em inúmeros projectos colaborativos, inclusive no estudo do novo coronavírus. Em 30 de Março deste ano, o SETI@home deixou de enviar novos dados para os participantes do projecto, interrompendo uma experiência colaborativa que envolveu milhões de computadores pessoais espalhados por todo mundo durante duas décadas.

Neste recorte também temos uma caixa de notícias breves: "Na Linha", assinadas pelo jornalista Mário Rui Cardoso. Uma delas relembra-nos do início do Project Gutenberg que pretendia ter mais de 10 mil obras integralmente digitalizadas e acessíveis on-line em 2 anos e meio [1]. Lemos também sobre um site curioso que coleciona páginas do famoso código de resposta 404, o que nos indica que a "página não encontrada". A galeria em questão já não existe no endereço indicado pelo Mário Cardoso, mas nós encontramos a versão actual da página aqui: http://404lab.com/

O advento da internet marcou a segunda metade dos anos 90, já no ocaso do MS-DOS, pelo que iremos publicar mais recortes referentes a este tema. Mas para a semana voltaremos com mais um recorte da secção "Jogos" do semanário Expresso.

1. N. do A.: Actualmente o Project Gutenberg conta com mais de 60 mil eBooks disponíveis.

Procura-se! - Paulo Querido / Mário Rui Cardoso


0 comentários:

Enviar um comentário