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domingo, 4 de outubro de 2020

domingo, 4 de outubro de 2020

Review: Text Mode MegaRace (2019)



O blogue tem estado deficitário no que se refere a análises de jogos recentes, e como o cenário de produção independente para o MS-DOS parece começar a acompanhar o ritmo de crescimento de outras retro-plataformas, iremos rever o que tem sido criado nestes últimos anos. Aproveitaremos também para estrear um sistema de pontuação nas avaliações deste blogue, similar ao usado pelo nosso irmão Planeta Sinclair. É importante referir que os critérios de pontuação serão sempre subjectivos e em função de quem escreve a análise, pelo que não fará sentido comparar pontuações entre blogues, ou mesmo entre autores no mesmo blogue. No entanto, avançamos desde já que consideramos o valor 5 como nota mínima positiva, o que poderá não ter a mesma interpretação para os leitores do nosso blogue irmão.

Começamos com uma produção do ano passado: "Text Mode MegaRace" que é um "demake" em homenagem a MegaRace, um jogo de corridas desenvolvido pela Cryo Interactive em 1993. Muitos lembrar-se-ão das sequências de vídeo com Lance Boyle, o histriónico e excêntrico apresentador de TV que aparecia no decorrer do jogo, para orientar o jogador e mandar umas piadas. Estávamos em plena era do CD-ROM multimédia, e apostava-se no full-motion video e em gráficos 3D pré-renderizados para enriquecer a experiência de jogo. Infelizmente, nem sempre estes recursos extras eram suficientes para esconder os defeitos de uma má jogabilidade.


Esta análise é sobre a versão "reduzida", feita pelo multifacetado Kris Asick, criador independente de jogos e responsável pela Pixelmusent que produz livestreams e web shows sobre temas que nos são queridos! Foi numa dessas lives em que o MegaRace foi exibido e surgiu a excêntrica ideia de traduzir o jogo para o modo de texto. Kris pôs mãos à obra e reproduziu a mecânica básica, em QuickBASIC, obviamente adaptado às restrições do modo de texto e ao ambiente de programação escolhido.

E de que se trata afinal a temática do jogo? Algures num futuro bem ao estilo cyberpunk, temos de participar num concurso de televisão que não é mais que uma corrida virtual de carros, e na qual teremos de sobreviver aos obstáculos da pista, bem como aos outros concorrentes que farão de tudo para acabar connosco. É claro que não estaremos sem qualquer defesa, pois o nosso veiculo estará devidamente apetrechado com armas e mísseis, para destruir os carros dos oponentes. E se faltarem munições, sempre podemos abalroar os nossos adversários ao estilo Mad Max, e assim terminar a corrida de forma vitoriosa.

Há medida que formos vencendo cada uma das 14 pistas, teremos acesso a novos carros. Estes possuem diferentes atributos defensivos e ofensivos, que condicionam a tática a usar em cada corrida. Por exemplo, um veiculo com uma carroçaria mais resistente ao dano poderá ser mais lento, o que por sua vez torna mais difícil atingir os adversários à distancia. E nem todos os carros possuem armas pelo que só nos resta abalroar os inimigos. As pistas também possuem alguns símbolos espalhados ao longo do percurso que podem afectar o nosso carro, seja acelerando ou desacelerando, e em alguns casos, até mesmo destruindo-o.


Até aqui não há nada de muito diferente em relação ao original de 1993, excepto que nesta versão reduzida, a mecânica de jogo é executada por turnos, e a apresentação visual é em modo de texto, Não há pistas 3D pré-renderizadas, e tudo é representado pelos bons e velhos caracteres ASCII. É precisamente na jogabilidade que encontramos o ponto forte desta versão - que se resume a escolher uma acção de entre várias possíveis e esperar pelo resultado no turno seguinte.

No ecrã de jogo podemos ver o ponto da pista onde nos encontramos, o estado do nosso carro e a sequência de acções disponíveis em cada turno. Se estivermos na traseira do carro oponente, poderemos ter a chance de disparar uma arma, cuja probabilidade de acertar no alvo dependerá do quanto conseguirmos diminuir a distância entre os dois carros. Também teremos ter o cuidado de não nos deixarmos abalroar ou sermos atingidos pelo fogo inimigo. O sucesso numa corrida, como já foi referido anteriormente, depende em boa parte do tipo de carro escolhido e do armamento disponível.


Concluindo: Kris teve o mérito de transformar a jogabilidade básica do MegaRace original num jogo baseado por turnos, tendo em conta todas as limitações inerentes ao modo de texto e à linguagem de programação escolhida. Jogamos várias partidas e houve momentos em que ficamos agarrados ao jogo, pelo que este jogo é mais do que uma simples experiência de programação. De referir que o código-fonte encontra-se disponível para quem quiser adaptar, modificar ou até criar algo diferente a partir dele!

O jogo e respectivo código-fonte pode ser obtido neste link:
http://www.pixelships.com/files/textmodemegarace.zip


Nome: Text Mode MegaRace
Editora: Pixelmusement
Autor: Kris Asick
Género: Corridas
Modo: Texto
Som: -
Licença: Freeware
Lançamento: 2019
Sistema: MS-DOS



4 comentários:

  1. Recomendo vivamente o site http://www.doshaven.eu/ - muitas produções novas e interessantes para MS-DOS a sair todo mês.

    Recomendo também manter os olhos na DOS Games Fall Jam, que deverá trazer toda numa nova vaga de jogos para MS-DOS e inspirados.

    Disclaimer: tenho jogos de minha autoria no doshaven.eu e estou a preparar um jogo para a DOS Games Fall Jam; mas por favor, não pensem que isso torna minhas recomendações menos válidas ;)

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  2. Faltou o link da DOS Games Fall Jam: https://itch.io/jam/dos-games-fall-jam

    blogspot precisa urgentemente de um botão de editar comentários :(

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  3. Olá! Claro que são excelentes recomendações!
    A propósito, temos uma lista pendente de jogos dos últimos anos para rever, e alguns são teus. :)
    Farei os possíveis para publicar algumas análises até ao Natal :)
    Muito obrigado por seguires o blogue!

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  4. Muito obrigado!
    Espero o máximo rigor nos reviews dos meu jogos - só com críticas eu me torno um melhor desenvolvedor ;-)

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