Cena não usada na versão final de "The Secret of Monkey Island" [imagem de VGHF] |
A Video Game History Foundation, entidade sem fins lucrativos que se dedica à preservação e divulgação da história de videojogos, tem agora uma nova missão a qual deu o nome de Video Game Source Project.
Esta iniciativa pretende recuperar algo que tem sido deixado no esquecimento: código-fonte, recursos digitais, documentação, arte conceptual, correspondências de correio, relatórios, ou seja, tudo que envolve o processo de desenvolvimento de um videojogo.
Nesta última década temos assistido a um amadurecimento na preservação da história dos videojogos, particularmente assente na forma binária em que foram distribuídos, e nos materiais promocionais.
Agora procura-se também a preservação de uma fonte inestimável de conhecimento que está contida em discos ou disquetes de desenvolvimento, esquecidas em sótãos de velhos estúdios, ou guardadas pelos antigos programadores.
Os recursos e fontes originais são uma janela do tempo para historiadores, além de material de aprendizagem e inspiração para novos criadores. O acesso ao código-fonte e recursos originais também permite que jogos sejam recuperados, remasterizados e convertidos para as plataformas atuais, ficando à disposição de novas gerações de gamers.
O projeto já começa a dar os primeiros frutos, nomeadamente com os dois primeiros jogos da série Monkey Island, cujas fontes foram estudadas, descobrindo-se alguns segredos que nunca chegaram à versão distribuída comercialmente. Este conteúdo será mostrado no próximo dia 30, num evento on-line organizado pela VGHF e com um convidado muito especial, Ron Gilbert, o lendário designer de Monkey Island!
Fontes:
0 comentários:
Enviar um comentário