Páginas

sábado, 17 de outubro de 2020

sábado, 17 de outubro de 2020

VGHF lança iniciativa para preservação de código-fonte de videojogos

Cena não usada na versão final de "The Secret of Monkey Island"
[imagem de VGHF]

A Video Game History Foundation, entidade sem fins lucrativos que se dedica à preservação e divulgação da história de videojogos, tem agora uma nova missão a qual deu o nome de Video Game Source Project

Esta iniciativa pretende recuperar algo que tem sido deixado no esquecimento: código-fonte, recursos digitais, documentação, arte conceptual, correspondências de correio, relatórios, ou seja, tudo que envolve o processo de desenvolvimento de um videojogo.

Nesta última década temos assistido a um amadurecimento na preservação da história dos videojogos, particularmente assente na forma binária em que foram distribuídos, e nos materiais promocionais.

Agora procura-se também a preservação de uma fonte inestimável de conhecimento que está contida em discos ou disquetes de desenvolvimento, esquecidas em sótãos de velhos estúdios, ou guardadas pelos antigos programadores.

Os recursos e fontes originais são uma janela do tempo para historiadores, além de material de aprendizagem e inspiração para novos criadores. O acesso ao código-fonte e recursos originais também permite que jogos sejam recuperados, remasterizados e convertidos para as plataformas atuais, ficando à disposição de novas gerações de gamers.

O projeto já começa a dar os primeiros frutos, nomeadamente com os dois primeiros jogos da série Monkey Island, cujas fontes foram estudadas, descobrindo-se alguns segredos que nunca chegaram à versão distribuída comercialmente. Este conteúdo será mostrado no próximo dia 30, num evento on-line organizado pela VGHF e com um convidado muito especial, Ron Gilbert, o lendário designer de Monkey Island!

Fontes:

https://gamehistory.org/video-game-source-project/

https://www.rockpapershotgun.com/2020/10/16/video-game-history-foundation-begins-new-preservation-project-starting-with-monkey-island-cut-content/

0 comentários:

Enviar um comentário