Compartilho hoje com vocês um item que conservo em meu acervo com muita nostalgia: um disquete que está comigo desde meados dos anos 90 e que contém nada menos que uma cópia do Bio Menace, grande jogo desenvolvido pela icônica Apogee Software – e um dos títulos preferidos de outro coeditor aqui do blog, o Filipe Veiga). Vejam foto abaixo.
Capturamos abaixo telas do diretório, que mostram inclusive arquivos referentes ao jogo datados de 1993 (seu ano de lançamento).
BM-HELP.EXE – Trata-se de um suporte técnico "on-disk", algo como um README, mas em formato de uma aplicação que trazia não só informações detalhadas sobre como rodar o jogo e resolver problemas, mas também as formas de contato com a Apogee para maiores esclarecimentos. Interessante observar a presença desta grande publicadora em uma grande variedade de serviços online: Internet, Compuserve, America Online, Prodigy e em diversos BBSs. Fazendo uma comparação com os dias de hoje, seria o equivalente a estar presente nas principais redes sociais. Este formato de suporte técnico era comum entre as grandes publicadoras da época.
A Nemesis talvez tenha sido a softhouse que eu mais visitei. Seguramente frequentei este local de 1987 a 1998, e o procedimento para se adquirir jogos e aplicativos era basicamente o mesmo durante todo esse período: eu levava uma mídia virgem (fita cassete, disco de 5 ¼ ou disco de 3 ½ na época em que vendiam jogos de MSX e disco de 3 ½ já na época do 386 ou do 486) ou comprava uma no local, escolhia os jogos em um catálogo e esperava a gravação. No auge do shareware, pagávamos uma quantia simbólica pelo "trabalho de cópia" (nessa época do Bio Menace era algo em torno de R$ 1,00 por jogo). Este era o argumento de muitas piratohouses para contornar a filosofia do shareware de ser distribuído gratuitamente. Ou seja, pagávamos pelo serviço de cópia, e não pelo jogo. E assim as softhouses ganhavam um novo fôlego no negócio de venda de software. Parte dessa atmosfera poderá ser vista no documentário "LOADING... Nossos Primeiros Jogos de Computador", de autoria de Carlos Bighetti e Marcus Garrett, previsto para ser lançado ainda este ano.
Os parênteses acima foram para destacar mais dois arquivos presentes no disquete do Bio Menace:
MENSAGEM.COM – Nada menos que uma propaganda da ShareMania. Trazia o endereço da Nemesis Informática e demais informações sobre shareware. Vale frisar .
Enfim... Em 1994 a Seleção Brasileira conquistava o tetra; Ayrton Senna e Kurt Cobain nos deixavam; o Visual BASIC era uma das linguagens de programação mais populares; estávamos prestes a presenciar o lançamento do Windows 95; o IBM Aptiva era um sonho de consumo; kits multimídia eram objetos de desejo; e eu, na época com 17 anos, comprava a versão shareware do Bio Menace na ShareMania. E você? Dentro do universo do PC, o que o ano de 1994 lhe faz lembrar?
Em tempo: subimos o conteúdo do disquete para o Internet Archive. Abaixo está também o link para a referida revista Micro Sistemas com o anúncio da ShareMania.
• Micro Sistemas nº 137 no Datassette • Conteúdo do disquete deste post
Excelente post! Além do Bio Menace ter sido um dos meus favoritos na época, o meu primeiro contacto com este jogo também foi através de uma disquete de shareware da Euro Spot. Acabo de lembrar-me que escrevi sobre este mesmo selo anteriormente! :) https://planetamsdos.blogspot.com/2021/06/recortes-euro-spot-shareware.html
ResponderEliminarObrigado pelo post!
ResponderEliminarSeria possível subir o disquete como ficheiro IMG e não ZIP? (de forma a preservar mais corretamente o disquete e conteúdo)