Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

VGHF: Os segredos do código-fonte de Monkey Island

Animação de salto não usada no Monkey Island [imagem de VGHF]
No passado mês de Outubro referimos a nova iniciativa da Video Game History Foundation para a preservação e recuperação do código-fonte e outros artefactos usados no desenvolvimento de jogos clássicos. 

Este projeto designado por Video Game Source Project estreou-se no passado dia 30 de Outubro num evento de angariação de doações, com a presença de Ron Gilbert a pretexto dos 30 anos do lendário The Secret of Monkey Island. Numa conversa que durou um par de horas, Ron partilhou alguns segredos e curiosidades sobre o desenvolvimento do jogo.

Agora em Novembro, a VGHF disponibilizou a conversa para o público em geral, a qual pode ser acedida através desta página. Também incluí um extenso artigo com os segredos que estiveram ocultos durante todos estes anos.

Abriu-se o véu a uma longa lista de curiosidades como rascunhos em papel, animações que não foram usadas ou versões intermédias de cenários ou arte. Também foram revelados alguns puzzles descartados, ou artefactos remniscentes de outros projectos de Ron Gilbert, bem como funções de código sem utilidade aparente e locais ou objectos nunca usados.


Até algumas cenas foram recuperadas pela equipa da VGSP porque o respectivo código estava somente comentado, o que permitiu recriar várias sequências e locais que foram descartados na versão final.

Portanto arranje um chávena de café (ou de chá) e desfrute calmamente os segredos de Monkey Island!

Fonte: https://gamehistory.org/monkeyisland/


0 comentários:

Enviar um comentário