Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Recortes: A longa aventura (1/2) - Jogos Virtuais - Expresso (03/07/1999)

Regressamos com mais um recorte da secção do Expresso dedicada aos videojogos, com análises de José Antunes. De notar que o título desta secção entretanto mudou para "Jogos Virtuais" por razões que desconhecemos.

O destaque desta edição de 3 de Julho de 1999 é Outcast, um jogo de acção-aventura em 3D produzido pela produtora belga Appeal e distribuido pela Infogrames. Reconhecido pela sua ambição, o jogo terá sofrido por chegar tarde demais a um mercado que entretanto mudou, como José Antunes refere na sua análise.

A aceleração por hardware já era regra e o software 3D de Outcast requeria um processador potente para renderizar imagens em 512x384, resolução já considerada insuficiente à época. Apesar das limitações do engine e das vendas relativamente fracas, o jogo conseguiu alcançar algum sucesso recebendo alguns prémios da crítica.

Foi cogitada uma versão para a Dreamcast que acabou cancelada. A belga Appeal ainda procurou desenvolver uma sequela para a Playstation, mas esta produtora acabaria por falir alguns anos mais tarde. Os responsáveis pelo estúdio acabaram por seguir diferentes caminhos, mas viriam a juntar-se novamente em 2015 e relançar um remake em 2017.

Mas o que mais José Antunes escreveu sobre este jogo? Qual a proposta desta "longa aventura"? Sobre isso poderemos ler na segunda página a ser disponibilizada na próxima semana!

O recorte da primeira página pode ser consultado abaixo.

A longa aventura (1/2) - José Antunes


0 comentários:

Enviar um comentário