Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Recortes: A longa aventura (2/2) - Jogos Virtuais - Expresso (03/07/1999)

Trazemos a segunda página deste recorte com a secção "Jogos Virtuais", escrita pelo jornalista José Antunes, e publicada no jornal Expresso em 1999. Podemos ler a conclusão da análise ao jogo Outcast, bem como outras novidades daquele ano.

Na primeira parte da análise, José Antunes focou nos requisitos e restrições técnicas do motor 3D por software, que contrariou a tendência de um mercado já dominado pelas placas gráficas. Agora nesta parte o enfoque foi para a jogabilidade, a narrativa e os seus imensos diálogos, bem como para a inteligência artificial baseada em agentes que anima os habitantes de Adelpha, o nome dado ao mundo de Outcast.

Em relação às restantes novidades, temos a referência aos lançamentos iminentes de Rayman 2: The Great Escape, e de uma série infantil de TV inspirada nos personagens deste icónico jogo de plataformas da Ubisoft. Podemos também ler sobre a apresentação feita pela Infogrames Portugal de dois dos seus títulos: o Outcast (destacado já nesta secção do Expresso) e o jogo de corridas V-Rally 2.

No lado direito da página, encontramos algumas novidades da época, que hoje não passam de curiosidades históricas: como a compra da Diamond Multimedia pela S3 (mais concretamente uma fusão entre as duas companhias); ou a disponibilização pela Autodesk do seu 3D Studio Max R3 para os desenvolvedores de jogos da PlayStation 2. 

Para os fãs de Babylon 5, temos a (amarga) recordação do anúncio da Sierra sobre a inclusão dos actores desta série televisiva num jogo de simulação espacial baseado no universo criado por J. M. Straczynski. Infelizmente a Sierra acabaria por cancelar o jogo já com boa parte do desenvolvimento realizado. Hoje resta apenas uma versão alpha vazada na internet.

O leitor poderá consultar o recorte abaixo!

A longa aventura (2/2) - José Antunes


0 comentários:

Enviar um comentário