Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Nova série de artigos técnicos sobre Another World

E eis que o Planeta MS-DOS regressa em pleno neste novo ano de 2020 que promete muitas novidades!

Para começar o ano em beleza, reportamos uma novidade no site do Fabien Sanglard, conhecido pelas suas excelentes análises técnicas e "code reviews" a jogos clássicos, ou como o autor dos livros "Game Engine Black Book" que abordam os aspectos técnicos dos motores dos clássicos Wolfenstein 3D e DOOM.

Pois bem, Fabien está a lançar uma nova série de artigos sobre a arquitectura de computadores dos anos 90, na óptica da conversão de software entre plataformas tão distintas como IBM PC, Atari ST, SNES, entre outras.



Fabien já havia publicado em 2011, um "code review" de Another World - demonstrando como este jogo é uma pérola da computação, pela aplicação de conceitos inovadores para a época, como o uso de máquina virtual e interpretador de byte-codes, que permitiram a relativamente fácil conversão do Another World para um bom número de plataformas diferentes.

 Sanglard, F. (2011). Another World Architecture [Imagem]. Retirado de http://fabiensanglard.net/anotherWorld_code_review/index.php

Tendo em conta isto, Another World é o pretexto ideal para este estudo de Fabien, sendo que a primeira plataforma abordada, não é mais que aquela onde o jogo foi desenvolvido: o Amiga 500.

Iremos seguir atentamente esta série e, claro, faremos referência quando o artigo sobre a conversão para IBM PC for publicado!

0 comentários:

Enviar um comentário