Páginas

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Especial de Natal: Joystick Magazine CD-ROM nº99


Para este dia de natal decidi relembrar um CD-ROM que me foi trazido pelo natal de 1998 por familiares que viviam em França. A revista francesa Joystick nº99 foi simultaneamente a minha primeira revista de jogos, o primeiro cd-rom do género a que tive acesso e também me permitiu através dos seus demos experimentar alguns dos meus primeiros jogos "sérios", fora dos jogos infantis que até à altura eram a única coisa que conhecia.


Temos aqui um típico CD de revista que inclui demos, conteúdos exclusivos acerca de alguns jogos, shareware, patches, programas variados e, como era costume na época, um programa que permitiria o acesso à internet, fazendo contrato através da Infonie (fornecedor francês de internet).
O ano de 1998 foi excelente para jogos, como se pode ver facilmente pela lista de demos da imagem acima, sendo fácil destacar daqui vários títulos memoráveis.
A minha seleção da época incluiu o Microsoft Pinball, Nightlong, Age of Empires: Rise of Rome e Abe's Exodus. Foram estes que experimentei na altura e que continuei a jogar, mesmo ao avançar para o Windows 98 e XP. Muito antes de poder ter acesso a todo o tipo de jogos através da pirataria, quer através de downloads online, quer através de jogos emprestados por amigos, eram com estes demos que me entretinha, explorando-os ao máximo.


O que mais joguei na época foi o Nightlong: Union City Conspiracy, aventura gráfica produzida pela Team 17 (conhecida pela série Worms) totalmente em 3D, num ambiente imersivo cyberpunk extremamente bem desenhado. Em seguida, destaco o Microsoft Pinball Arcade, que apesar de apenas ter uma mesa disponível - Haunted House - me divertiu imenso com a sua simulação muito realista tanto a nível gráfico, como de física e foi no meu computador uma constante durante os anos seguintes, sendo reinstalado em vários sistemas operativos diferentes. Recordo-me de me divertir com Abe's Exodus, sendo um jogo extremamente bem construído a todos os níveis, apesar de não ter sido o meu predileto da época e também de experimentar um pouco o Age of Empires. Este último nunca foi muito meu estilo de jogo, por isso facilmente fiquei entediado, colocando-o de lado.


Queria só deixar uma nota final para os desenhos de Didier Couly, um cartonista cujo conteúdo de humor negro, controverso e políticamente incorreto, vêm na longa tradição francesa do estilo do Charlie Hebdo. Para este CD contribuiu com vários dos seus desenhos e animações que resolvemos partilhar aqui.
Pelo que tenho visto, a qualidade dos CD-ROMs franceses sempre foi muito elevada, tendo sempre direito a desenhos, animações e música original desde que começaram a ser distribuídos com revistas, algo que nunca vi em Portugal, pelo menos na mesma época. Daí que, mesmo não sendo comum analisar este tipo de CD-Roms, achei que seria interessante relembrar este que continua a ser interessante, não só pela parte nostálgica ligada aos videojogos e software, mas também pela arte original para si concebida.

1 comentários:

  1. A revista "Joystick" foi durante muitos anos vendida em Portugal. Praticamente desde a altura em que passou a mensal (originalmente tinha tiragem semanal).

    Conheci várias revistas de videojogos, de vários países da Europa. A "Joystick" sempre me pareceu francamente a melhor. Não só pela qualidade dos artigos e solidez das análises, como mesmo pela qualidade técnica e profissionalismo do design.

    As revistas inglesas da mesma altura, por exemplo, eram francamente más. Não só em termos de composição, como também pela má qualidade das análises aos jogos (durante muitos anos era prática comum as "software houses" subornarem as revistas para estas inflacionarem a pontuação dos jogos.

    Para quem estiver interessado, existe um site francês onde é possível descarregar números antigos da "Joystick" (bem como de outras revistas francesas de videojogos), de maneira perfeitamente legal e com o consentimento dos próprios autores das publicações:

    https://www.abandonware-magazines.org/affiche_mag.php?mag=30&page=1

    ResponderEliminar