Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2021

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Recortes: O jogo da batalha naval (2/2) - Jogos - Expresso (07/08/1999)

Divulgamos a segunda parte do recorte da semana passada, com a secção "Jogos" do suplemento "Vidas", que integrava o jornal Expresso. Temos o final da análise ao "Fighting Steel", simulador de guerra naval distribuído em Portugal pela Inforjogos.

Também podemos ler a antevisão a "Castrol Honda Superbike 2000", segundo jogo da série Castrol Honda dedicada ao desporto de motociclismo. Estes títulos foram desenvolvidos pelo estúdio londrino Interactive Entertainment Ltd, e publicados pela Midas Interactive Entertainment Ltd. Um detalhe curioso que registamos é o autor da secção caracterizar a Midas Interactive como pouco conhecida. E de facto tinha razão, no ano de 1999 esta publicadora estava a dar os seus primeiros passos no que viria a ser um percurso bem recheado de títulos. Hoje ainda subsiste como parte do grupo Majesty House.

Algumas notícias curtas e soltas servem para nos lembrar, por exemplo, os avanços tecnológicos das placas 3dfx, ou da aquisição de capital das espanholas Pyro Studios (do jogo "Commandos") e Proein S.L. (famosa distribuidora) por parte da Eidos. Curiosamente, anos mais tarde, a Eidos por sua vez foi adquirida pela SCi Games, a antiga Sales Curve que nos trouxe "Carmageddon", "The Lawnmower Man", entre outros jogos. Esta empresa acabaria por vender a Proein aos austríacos da Koch Media.

A segunda parte do recorte pode ser consultada abaixo. Este foi o último recorte da "Jogos" que temos em nossa posse. Na próxima semana disponibilizaremos a secção "Internet" que acompanha este mesmo recorte.

O jogo da batalha naval (2/2) - José Antunes

quinta-feira, 20 de maio de 2021

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Recortes: O jogo da batalha naval (1/2) - Jogos - Expresso (07/08/1999)

Disponibilizamos a primeira parte de mais um recorte da secção "Jogos", publicada no suplemento "Vidas" do jornal Expresso. Foi mantida por José Antunes, figura relevante na área de jornalismo português dedicado aos videojogos. A edição que partilhamos é de 7 de Agosto de 1999.

O jogo de destaque nesta edição é um simulador de combate, género recorrente nas análises do jornalista. O título é longo: "Fighting Steel: World War II Surface Combat 1939-1942". Produzido pela Divide by Zero, que alguns poderão reconhecer do clássico "Buccaneer", foi publicado pela Strategic Simulations, Inc. As batalhas navais da Segunda Guerra Mundial compõem os cenários do jogo, o que certamente agradou aos fãs de jogos de guerra.

A primeira parte do recorte pode ser consultada na imagem abaixo.

O jogo da batalha naval (1/2) - José Antunes


terça-feira, 18 de maio de 2021

terça-feira, 18 de maio de 2021

Catálogo Porto Editora Outono/Inverno 1998

 

Na continuação do post da semana passada, do mesmo lote da tal loja de informática algarvia veio parar-me às mãos este catálogo da Porto Editora, numa época em que dominavam completamente o mercado em Portugal a nível de Edutainment.

Estes títulos podiam ser encontrados em bibliotecas municipais, bibliotecas escolares, centros de recursos educativos, infantários e eram também frequentemente comprados por pais, acabando por ser a introdução à informática e videojogos de muitos jovens da geração de 90 onde me incluo.

Achámos que seria de extrema importância a sua preservação pela ligação dos títulos educativos à génese da indústria de videojogos em Portugal e também pela sua raridade nos dias de hoje.

Podem aqui consultar agora o catálogo em PDF.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Análise Retro Design - Prince of Persia


O desenvolvedor de jogos José Lúcio “SLotman”, fundador da produtora brasileira ICON Games e figura bem conhecida no retro-gaming brasileiro, especialmente na comunidade da plataforma MSX, iniciou uma série de vídeos na qual analisa o game design de jogos clássicos sob a óptica do design actual.

A versão MS-DOS de Prince of Persia é o foco no 3º episódio da série. “SLotman” comenta sobre várias características do design, como os caminhos sem saída, o uso de contraste nas cores para chamar a atenção do jogador, a falta de acessibilidade para daltónicos, entre outros detalhes interessantes para quem segue a área de criação de videojogos.

O vídeo pode ser visto abaixo ou aqui. Aguardamos ansiosamente pela análise ao Tomb Raider!

quinta-feira, 13 de maio de 2021

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Recortes: O triunfo da imagem digital - Multimedia - Expresso (24/07/1999)

Na semana passada publicamos um recorte de 24 de Julho de 1999, com a secção "Jogos" do Expresso, escrita pelo jornalista José Antunes. Nessa mesma edição do jornal encontramos a secção "Multimedia", também do mesmo autor. Para que não ficasse separada dos restantes recortes, e para satisfazer a curiosidade de alguns dos nossos leitores, deixamos abaixo a digitalização com a crónica dedicada ao estado de arte das câmaras fotográficas digitais em 1999.

O triunfo da imagem digital - José Antunes

terça-feira, 11 de maio de 2021

terça-feira, 11 de maio de 2021

Catálogo Microsoft Home


Há coisa de dois anos, talvez mais, consegui fazer uma troca interessante através de um popular site de classificados nacional. Falei com a dona de uma antiga loja de informática da zona do Algarve que me disse ter várias revistas nacionais da década de 90, catálogos e publicações destinadas a revendedores de software e hardware.

Encetámos uma conversa e ficou combinado que lhe enviaria uma peça que tinha à venda na altura, recebendo em troca uma misteriosa caixa com uma série de material, provavelmente destinado ao lixo em breve. Entre revistas de informática do final dos anos 90, publicações de distribuição exclusiva a revendedores e alguns catálogos de material variado (impressoras, RAMs, cabos e muito mais) recebi também dois catálogos de software educativo. Um deles, da Porto Editora da temporada de Outono/Inverno 1998 e o outro da Microsoft Home, provavelmente de 1995 ou à volta dessa data.

A pedido do Mario Cavalcanti, também contribuidor deste blog, decidi digitalizar todo o catálogo, disponibilizando-o aqui. Espero conseguir trazer-vos alguma nostalgia, ficando assim preservado mais um material efémero e descartável que num golpe de sorte conseguimos adicionar ao acervo do Planeta.

Na próxima semana, partilharei aqui o catálogo da Porto Editora.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Recortes: O regresso do Cornudo (2/2) - Jogos - Expresso (24/07/1999)

Hoje partilhamos a segunda parte do recorte referente à secção Jogos do jornal Expresso de 24 de Julho de 1999. Podemos terminar de ler a análise de José Antunes a Dungeon Keeper 2 com um detalhe curioso pelo meio: a certa altura José refere-se ao seu texto como estando nas páginas da Mega Score. Ato falho?

Numa notícia secundária, os adeptos dos simuladores de vôo podem relembrar o cenário português para o Flight Simulador 98, criado por um trio de fãs lusos e disponibilizado gratuitamente num dos mais antigos portais dedicados ao género. O link para o cenário já não se encontra acessível (nem mesmo através do wayback machine), mas ainda resiste uma review de 2000 com grandes elogios ao trabalho colocado neste cenário que terá coberto todo o território nacional.

Além disto temos as notícias curtas sobre o estado da indústria e outras polémicas, como a Playboy ter sido proibida de usar o nome e imagem do personagem Lara Croft na edição onde aparece, tal como veio ao mundo, Nell McAndrew, uma das modelos que havia representado Lara nos eventos oficiais (como a E3). Tudo isto pode ser consultado na imagem abaixo!

O regresso do Cornudo (2/2) - José Antunes

domingo, 2 de maio de 2021

domingo, 2 de maio de 2021

MIA: ATM Words (1989)


Nos últimos meses o Planeta Sinclair tem vindo a publicar a secção "Os Jogos no Computador" do jornal Correio da Manhã, e que se iniciou no ano de 1989 pela mão de Paulo Ferreira. Inicialmente o foco desta secção foi o microcomputador ZX Spectrum, e por isso têm vindo a ser publicadas pelo nosso blogue irmão.

Mas ao longo dos anos, a atenção desta secção acabou por virar-se exclusivamente para outras plataformas como os IBM-PC compatíveis. Aliás, já aqui publicamos alguns recortes de uma fase muito posterior, com textos de outro autor, o Pedro Amaral.

Seja como for, essa transição foi gradual e nos vários números da fase inicial por vezes encontram-se alguns detalhes interessantes para o nosso blogue. Como é o caso da edição nº 13 que referencia um programa português para MS-DOS, que se encontra desaparecido, estado que hoje é conhecido pela gíria de "mia" (missing in action).

Trata-se do ATM Words, um programa de construção de palavras-cruzadas implementado por alunos da Escola Secundária Anselmo Andrade, em Almada, para uso nas aulas de línguas estrangeiras. O programa é dividido em duas partes, um editor para configuração dos problemas e o jogo propriamente dito.

Pela única imagem que tivemos acesso no Correio da Manhã, este programa terá sido criado no âmbito de um programa de informatização nas escolas, por um grupo de alunos identificado como ATÓMICA entre os anos de 1988 e 1989.

Os autores foram Jorge Simão, Paulo Guima, Artur Jorge, Paulo Dias e Luis Raposo. Fica aqui o repto aos nossos leitores para verem se por acaso não terão este ATM Words guardado algures! Ou se conhecerem alguns dos criadores, fazer-lhes chegar este post e tentarmos preservar mais um programa nacional!

Podem obter a digitalização (.PDF) desta secção aqui - uma cortesia do Museu LOAD ZX Spectrum. Futuramente haveremos de publicar outras edições que o Planeta Sinclair dispõe graças ao esforço do nosso amigo Mário Moreira que digitalizou duzentas edições!