Páginas

domingo, 2 de maio de 2021

domingo, 2 de maio de 2021

MIA: ATM Words (1989)


Nos últimos meses o Planeta Sinclair tem vindo a publicar a secção "Os Jogos no Computador" do jornal Correio da Manhã, e que se iniciou no ano de 1989 pela mão de Paulo Ferreira. Inicialmente o foco desta secção foi o microcomputador ZX Spectrum, e por isso têm vindo a ser publicadas pelo nosso blogue irmão.

Mas ao longo dos anos, a atenção desta secção acabou por virar-se exclusivamente para outras plataformas como os IBM-PC compatíveis. Aliás, já aqui publicamos alguns recortes de uma fase muito posterior, com textos de outro autor, o Pedro Amaral.

Seja como for, essa transição foi gradual e nos vários números da fase inicial por vezes encontram-se alguns detalhes interessantes para o nosso blogue. Como é o caso da edição nº 13 que referencia um programa português para MS-DOS, que se encontra desaparecido, estado que hoje é conhecido pela gíria de "mia" (missing in action).

Trata-se do ATM Words, um programa de construção de palavras-cruzadas implementado por alunos da Escola Secundária Anselmo Andrade, em Almada, para uso nas aulas de línguas estrangeiras. O programa é dividido em duas partes, um editor para configuração dos problemas e o jogo propriamente dito.

Pela única imagem que tivemos acesso no Correio da Manhã, este programa terá sido criado no âmbito de um programa de informatização nas escolas, por um grupo de alunos identificado como ATÓMICA entre os anos de 1988 e 1989.

Os autores foram Jorge Simão, Paulo Guima, Artur Jorge, Paulo Dias e Luis Raposo. Fica aqui o repto aos nossos leitores para verem se por acaso não terão este ATM Words guardado algures! Ou se conhecerem alguns dos criadores, fazer-lhes chegar este post e tentarmos preservar mais um programa nacional!

Podem obter a digitalização (.PDF) desta secção aqui - uma cortesia do Museu LOAD ZX Spectrum. Futuramente haveremos de publicar outras edições que o Planeta Sinclair dispõe graças ao esforço do nosso amigo Mário Moreira que digitalizou duzentas edições!

0 comentários:

Enviar um comentário