Asteroid Field |
Bom, aparte a exagerada descrição, o jogo é um simples vertical scroller que tira proveito de uma funcionalidade presente em muitas linguagens BASIC, na qual a impressão de texto na parte inferior do ecrã fazia com que o texto visível rolasse uma linha para cima.
Essa rolagem vertical gera um efeito de movimento que foi aplicado, vezes sem conta, em muitos jogos BASIC. Asteroid Field não é excepção, pois existem inúmeras implementações deste tipo de joguinho para várias plataformas, inclusive esta aqui para o ZX Spectrum.
Crash!!! |
Apesar de na época ter sido um pequeno exercício de programação para quebrar o tédio depois de uma prova de faculdade, tive o cuidado de fazer com que o programa executasse da mesma forma, independentemente da velocidade do processador. Para tal bastou implementar um simples temporizador, como o que se apresenta a seguir:
time = TIMER + 1 / fps%
DO
LOOP UNTIL TIMER > time
O executável e respectivo código-fonte do Asteroid Field pode ser descarregado no link abaixo.Download: ASTFIELD.ZIP (Dropbox)
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