Páginas

sábado, 15 de agosto de 2020

sábado, 15 de agosto de 2020

Nacional: Asteroid Field de Filipe Veiga

Asteroid Field
Asteroid Field é um joguinho (CGA) que implementei em QuickBasic, no final da década de 90. Controlamos uma nave que cujo computador de bordo está danificado e não consegue desligar os motores em aceleração constante. Para piorar, teremos de navegar a nave por entre um perigoso campo de asteróides!

Bom, aparte a exagerada descrição, o jogo é um simples vertical scroller que tira proveito de uma funcionalidade presente em muitas linguagens BASIC, na qual a impressão de texto na parte inferior do ecrã fazia com que o texto visível rolasse uma linha para cima.

Essa rolagem vertical gera um efeito de movimento que foi aplicado, vezes sem conta, em muitos jogos BASIC. Asteroid Field não é excepção, pois existem inúmeras implementações deste tipo de joguinho para várias plataformas, inclusive esta aqui para o ZX Spectrum.

Crash!!!

Apesar de na época ter sido um pequeno exercício de programação para quebrar o tédio depois de uma prova de faculdade, tive o cuidado de fazer com que o programa executasse da mesma forma, independentemente da velocidade do processador. Para tal bastou implementar um simples temporizador, como o que se apresenta a seguir:

        time = TIMER + 1 / fps%
        DO
        LOOP UNTIL TIMER > time

O executável e respectivo código-fonte do Asteroid Field pode ser descarregado no link abaixo.

Download: ASTFIELD.ZIP (Dropbox)

0 comentários:

Enviar um comentário