Páginas

sábado, 8 de agosto de 2020

sábado, 8 de agosto de 2020

Nacional: uma fornada de Tron

Quem se inicia no mundo da programação eventualmente acaba por recriar alguns programas e jogos como desafio de aprendizagem. O clássico Tron é um desses exemplos que, por causa da sua simplicidade, acaba por ter um número indefinido de clones nas mais diversas plataformas.

Apresentamos, não uma, mas quatro recriações portuguesas: "Blagtron", "Megatron", "Focatron" e "As Motas da Morte", as três últimas preservadas pelo nosso colega Ricardo Lé. Alguns leitores poderão reconhecer Blagtron, jogo português freeware português do tempo das BBS, e que serviu de inspiração ao Ricardo e amigos para criarem os outros três clones (e que por essa razão encontram-se juntos neste post).

BLAGTRON de Pedro Timóteo (1993)



É o clone português de Tron mais conhecido para MS-DOS. Programado pelo Pedro Alexandre Timóteo em linguagem Pascal, permite até 4 jogadores em simultâneo, com o modo opcional de duas equipas de dois jogadores.

Foi distribuído por várias BBS, sendo que a versão 2.99 saiu na disquete que acompanhou o nº 29 da famosa revista Spooler Magazine. É uma das revistas que o autor deste post guarda até hoje e foi na qual saiu uma pequena entrevista ao Pedro Timóteo que reproduzimos nas imagens abaixo.

       
   

Posteriormente a esta entrevista, saiu a versão 3.01 com um novo modo de treino, além do suporte para 3 modos gráficos diferentes (EGA 640x350, VGA 640x480 e SVGA 800x600), e com som via placa Sound Blaster. Para mais informações sobre esta versão podemos ler o que próprio autor escreveu no seu blogue.

A versão 2.99 pode ser descarregada aqui, e a versão 3.0.1 aqui.

MEGATRON de Ricardo Lé (1995)



Esta versão foi programada em C/C++ pelo Ricardo Lé, depois de ter jogado e observado como o Blagtron funcionava. Permite até quatro jogadores em simultâneo, e implementa um contador de tempo de escudo, ao fim do qual os rastros são apagados, o que aumenta a longevidade de uma partida. O jogo tem também dois modos de velocidade, em que num deles as linhas ficam picotadas, permitindo a jogadores mais hábeis passarem pelos espaços.


Um ano depois o Ricardo fez algumas melhorias ao código, sendo que o jogo e respectivos códigos-fonte encontram-se disponíveis aqui. O Megatron acabaria por ser a inspiração para outros dois clones por parte de dois amigos do Ricardo: o Miguel Alentejano e o João Iria.

FOCATRON por Miguel Alentejano (1996)



Focatron foi programado pelo Miguel Alentejano ("Zat") em linguagem Pascal. Ao início do jogo é possível configurar a velocidade ("bolina") do jogo, e tal como os outros clones, também permite até 4 jogadores em simultâneo. Um facto que logo chama a atenção é o humor negro o que provavelmente não será aconselhável para pessoas facilmente ofendidas!


O Miguel também criou uma segunda versão embutida com um MOD player, o que permite escutar até 10 músicas diferentes durante o jogo.


       


As duas versões e respectivos código-fonte estão disponíveis aqui.


AS MOTAS DA MORTE de João Iria (1997)



Esta versão foi programada pelo João Iria ("Solitouro") em linguagem C. Além de permitir até 4 jogadores em simultâneo, também tem uma tabela de pontuação que é guardada em ficheiro. Podemos escolher os nomes dos jogadores e o número de jogadas de cada partida.


       



E ao saírmos do jogo, ainda somos brindados com a imagem abaixo.


A rotina de leitura de teclas foi baseada na rotina do Megatron. O jogo e respectivo código-fonte pode ser obtido aqui.

Downloads:

BLAGTRON v2.99 -  Btron.zip
BLAGTRON v3.01 -  BT3_01.ZIP
MEGATRON - mtron.zip
FOCATRON - foca.zip
AS MOTAS DA MORTE - mm.zip

0 comentários:

Enviar um comentário