Quem se inicia no mundo da programação eventualmente acaba por recriar alguns programas e jogos como desafio de aprendizagem. O clássico Tron é um desses exemplos que, por causa da sua simplicidade, acaba por ter um número indefinido de clones nas mais diversas plataformas.
Apresentamos, não uma, mas quatro recriações portuguesas: "
Blagtron", "
Megatron", "
Focatron" e "
As Motas da Morte", as três últimas preservadas pelo nosso colega Ricardo Lé. Alguns leitores poderão reconhecer
Blagtron, jogo português
freeware português do tempo das
BBS, e que serviu de inspiração ao Ricardo e amigos para criarem os outros três clones (e que por essa razão encontram-se juntos neste post).
BLAGTRON de Pedro Timóteo (1993)
É o clone português de Tron mais conhecido para MS-DOS. Programado pelo
Pedro Alexandre Timóteo em linguagem Pascal, permite até 4 jogadores em simultâneo, com o modo opcional de duas equipas de dois jogadores.
Foi distribuído por várias BBS, sendo que a versão 2.99 saiu na disquete que acompanhou o nº 29 da famosa revista
Spooler Magazine. É uma das revistas que o autor deste post guarda até hoje e foi na qual saiu uma pequena entrevista ao Pedro Timóteo que reproduzimos nas imagens abaixo.
Posteriormente a esta entrevista, saiu a versão 3.01 com um novo modo de treino, além do suporte para 3 modos gráficos diferentes (EGA 640x350, VGA 640x480 e SVGA 800x600), e com som via placa Sound Blaster. Para mais informações sobre esta versão podemos ler o que próprio autor escreveu no seu
blogue.
A versão 2.99 pode ser descarregada
aqui, e a versão 3.0.1
aqui.
MEGATRON de Ricardo Lé (1995)
Esta versão foi programada em C/C++ pelo Ricardo Lé, depois de ter jogado e observado como o Blagtron funcionava. Permite até quatro jogadores em simultâneo, e implementa um contador de tempo de escudo, ao fim do qual os rastros são apagados, o que aumenta a longevidade de uma partida. O jogo tem também dois modos de velocidade, em que num deles as linhas ficam picotadas, permitindo a jogadores mais hábeis passarem pelos espaços.
Um ano depois o Ricardo fez algumas melhorias ao código, sendo que o jogo e respectivos códigos-fonte encontram-se disponíveis
aqui. O Megatron acabaria por ser a inspiração para outros dois clones por parte de dois amigos do Ricardo: o
Miguel Alentejano e o
João Iria.
FOCATRON por Miguel Alentejano (1996)
Focatron foi programado pelo
Miguel Alentejano ("Zat") em linguagem Pascal. Ao início do jogo é possível configurar a velocidade ("bolina") do jogo, e tal como os outros clones, também permite até 4 jogadores em simultâneo. Um facto que logo chama a atenção é o humor negro o que provavelmente não será aconselhável para pessoas facilmente ofendidas!
O Miguel também criou uma segunda versão embutida com um
MOD player, o que permite escutar até 10 músicas diferentes durante o jogo.
As duas versões e respectivos código-fonte estão disponíveis
aqui.
AS MOTAS DA MORTE de João Iria (1997)
Esta versão foi programada pelo
João Iria ("Solitouro") em linguagem C. Além de permitir até 4 jogadores em simultâneo, também tem uma tabela de pontuação que é guardada em ficheiro. Podemos escolher os nomes dos jogadores e o número de jogadas de cada partida.
E ao saírmos do jogo, ainda somos brindados com a imagem abaixo.
A rotina de leitura de teclas foi baseada na rotina do Megatron. O jogo e respectivo código-fonte pode ser obtido
aqui.
Downloads:
BLAGTRON v2.99 -
Btron.zip
BLAGTRON v3.01 -
BT3_01.ZIP
MEGATRON -
mtron.zip
FOCATRON -
foca.zip
AS MOTAS DA MORTE -
mm.zip
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