O destaque desta edição foi para a entrada eminente da televisão digital terrestre (padrão DVB) no mercado português, e as preocupações das estações de televisão com os custos operacionais, bem como o preço elevado das televisões de alta definição para o público em geral. Dificuldades que fizeram parte do processo de mudança do sinal analógico para o digital. De notar que vinte anos depois, Portugal já se encontra na segunda geração do padrão DVB-T.
No recorte também podemos ler sobre as ZIP/JAZ drives - soluções de discos removíveis de grande capacidade de armazenamento, produzidas pela Iomega como alternativa ao padrão de disquetes de 3,5 polegadas. Foram comuns em meios profissionais e académicos na segunda metade da década de 90. As ZIP drives acabariam por desaparecer no início deste novo milénio, incapazes de competirem com outras tecnologias emergentes de armazenamento, mais baratas e fiáveis, como os CD-R/RW ou as Flash USB.
Infelizmente a Iomega também pecou por produzir drives com grande propensão para falhas graves após algum tempo de uso; quem teve uma destas drives temia ouvir o famigerado "click of death". O som causado por uma cabeça de leitura desalinhada era um mau prenúncio para o dono da ZIP drive (quem escreve este post também já ouviu esse som no passado, infelizmente). Como curiosidade ficamos a saber que a empresa Solbi vendia estas unidades na faixa de preços dos 20 aos 60 contos (dos 200 aos 300 euros).
Podemos também ler sobre o lançamento do Psion Revo, quando o mercado estava já bastante fragmentado entre os sistemas Palm OS e WinCE, e a cada vez maior ameaça dos smartphones em ocupar definitivamente o lugar reservado aos PDAs.
Foram estas e outras novidades da época reportadas pelo Gil Montalverne nesta secção, de uma forma informativa e didática para os leitores de uma revista de televisão. Chegamos ao fim desta sequência de recortes da TV Mais, e começaremos numa nova sequência de um outro jornal! O recorte de hoje pode ser consultado abaixo.
Televisão Digital - Gil Montalverne |
0 comentários:
Enviar um comentário