Páginas

domingo, 28 de setembro de 2025

domingo, 28 de setembro de 2025

Recortes: Os Jogos no Computador - CM (1994/01/23)

A edição de 23 de janeiro de 1994 de Os Jogos no Computador, no Correio da Manhã, traz uma extensa análise de Zool, um jogo de plataformas que exemplifica como o marketing - neste caso da Chupa Chups - se cruzou com os videojogos na década de 1990.

Podem descarregar a digitalização de Mário Moreira neste link.

domingo, 28 de setembro de 2025

Recortes: Jogos no Computador - Tempo Livre (Jan. 1994)

O universo das aventuras, com os géneros de point & click adventures e CRPGs tão populares nos anos 90, é o tema central da edição de janeiro de 1994 da rubrica Jogos no Computador, do jornal Tempo Livre.

José Antunes abre o debate sobre as traduções oficiais de jogos internacionais, que há 30 anos eram apenas uma miragem. Lamenta a ausência de jogos traduzidos para português, especialmente aventuras, que poderiam atrair novos públicos e ter valor educativo.

É mencionada a tentativa falhada da Portidata com o jogo Simon the Sorcerer, aparentemente devido a dificuldades técnicas. Algo que a empresa de Portimão corrigiria poucos meses depois desta publicação, com a inédita e completa tradução oficial de Beneath a Steel Sky - um verdadeiro marco na história da indústria portuguesa de videojogos.

De lá para cá, muito mudou. Hoje existem empresas portuguesas especializadas em serviços de tradução e localização de videojogos, como a Wordfoxes, mostrando o quanto o setor evoluiu em três décadas.

Voltando à rubrica, esta edição traz também uma análise a Lands of Lore: The Throne of Chaos, um CRPG memorável que consolidou a reputação da Westwood Studios e encantou muitos jogadores da época.

A digitalização da edição de janeiro de 1994 está disponível neste link.

domingo, 21 de setembro de 2025

domingo, 21 de setembro de 2025

Recortes: Os Jogos no Computador - CM (1994/01/16)

A edição de "Os Jogos no Computador" de 16 de janeiro de 1994 divide as suas duas páginas entre uma análise a Mortal Kombat (jogo que revolucionou a indústria dos videojogos pela sua violência gráfica) e inúmeras dicas para os mais variados títulos. A digitalização de Mário Moreira está disponível neste link.

sábado, 20 de setembro de 2025

sábado, 20 de setembro de 2025

Recortes: Jogos no Computador - Tempo Livre (Dez. 1993)

Nesta edição de Jogos no Computador, José Antunes analisa a adaptação de Jurassic Park ao universo dos videojogos, no caso concreto da versão para MS-DOS. O que poderia ser apenas mais um aproveitamento da fama de uma grande franquia revelou-se, segundo ele, um jogo competente, que fazia justiça ao livro de Michael Crichton que inspirou o filme. Afinal, e isto já digo eu, de tantas conversões feitas pela Ocean nos anos 80 e 90, seria de esperar que algumas fossem de qualidade.

A análise incidiu sobre a versão distribuída pela Portidata, a empresa de Portimão que, por sinal, também patrocinava o passatempo cujo cupão não aparece na digitalização. Recortei esse cupão na época para poder concorrer a um dos 10 exemplares de Strike Commander. Eram tempos em que 'vandalizávamos' as nossas revistas à tesourada para juntar pontos, responder a questionários e participar em sorteios - algo que hoje se faz, inevitavelmente, de forma digital.

Lembro-me bem de ter respondido à pergunta sobre o jogo no cupão - guardei o recorte onde Strike Commander era mencionado - e de ter enviado a carta, sem qualquer sucesso, diga-se de passagem. Ironia do destino, anos mais tarde viria a conhecer um dos fundadores da Portidata e a conversar com ele sobre o papel inovador e disruptivo da empresa no então nascente mercado português de importação e distribuição oficial de videojogos. Infelizmente, ainda hoje não se dá o devido reconhecimento aos nossos pioneiros do século passado.

A digitalização da edição de dezembro de 1993 está disponível neste link.

domingo, 14 de setembro de 2025

domingo, 14 de setembro de 2025

Recortes: Os Jogos no Computador - CM (1994/01/09)

A edição de Os Jogos no Computador de 9 de janeiro de 1994 apresenta uma retrospetiva de 1993 sob a perspetiva da tecnologia e dos jogos, destacando a afirmação do CD-ROM como suporte de referência e o surgimento da Virgin como publisher de renome mundial. Estas e outras notas podem ser encontradas, juntamente com a solução de Gobliins 2, na digitalização de Mário Moreira neste link.

domingo, 14 de setembro de 2025

Recortes: Jogos no Computador - Tempo Livre (Out. 1993)

Mais uma edição de Jogos no Computador onde se destaca mais um lançamento da Portidata com direito a caixa e manual em português, desta vez Spear of Destiny, a sequela de Wolfenstein 3D. Curiosamente, foi também a edição que adquiri na época em que saiu, por 7 contos. Há ainda espaço para falar do simulador de voo Tornado e da consola CD-i, com o obscuro Earth Command, um jogo sobre ecologia à escala global. Uma nota interessante de José Antunes refere o anúncio da holandesa Philips sobre uma versão portuguesa do jogo, focada na gestão dos oceanos, a lançar em 1995 a pretexto da Expo 98 - a exposição mundial realizada em Lisboa no ano de 1998, e cujo tema foi "Os oceanos: um património para o futuro". Este jogo terá sido vaporware, já que não existe qualquer evidência palpável do lançamento desta versão (a não ser que eu esteja redondamente enganado).

A digitalização da edição de outubro de 1993 encontra-se neste link.

domingo, 7 de setembro de 2025

domingo, 7 de setembro de 2025

Recortes: Os Jogos no Computador - CM (1993/12/26)

O Natal deve ter sido em cheio na redação do Correio da Manhã, visto que a edição de 26 de dezembro de 1993 trocou os textos dos jogos analisados! :)

Podem descarregar a digitalização de Mário Moreira neste link.

sábado, 6 de setembro de 2025

sábado, 6 de setembro de 2025

Recortes: Jogos no Computador - Tempo Livre (Set. 1993)

Três grandes jogos foram apresentados na rúbrica Jogos no Computador do jornal Tempo Livre de setembro de 1993: X-Wing, Strike Commander e Flashback. O simulador da LucasArts marcou a minha adolescência, pelo menos até a chegada do DOOM uns meses mais tarde... :)

A digitalização desta edição encontra-se neste link.