Páginas

sábado, 16 de agosto de 2025

sábado, 16 de agosto de 2025

Recortes: Jogos no Computador - Tempo Livre (Dez. 1992)

Depois de um longo hiato, o Planeta MSDOS regressa com uma nova série dedicada à preservação da memória dos videojogos dos anos 80-90, mais especificamente do universo MS-DOS, através de recortes e artigos que fui guardando ao longo dos anos.

Entre esse material, encontrei várias páginas da secção “Jogos no Computador”, assinada por José Antunes, um dos mais ativos jornalistas portugueses a escrever sobre videojogos na época. As suas crónicas traziam não só críticas e novidades, mas também uma visão cultural sobre o papel dos jogos no universo do entretenimento digital.

Estes recortes foram retirados do jornal Tempo Livre, uma publicação periódica da Fundação INATEL que funcionava como elo de ligação entre a fundação e os seus associados, com destaque para cultura, turismo e desporto. Apesar de não ser um jornal especializado em tecnologia, o Tempo Livre abriu espaço para os videojogos, reconhecendo a sua crescente relevância no início dos anos 90.

Lembro-me bem de receber este jornal em casa, pois era costume a minha família passar férias nas instalações do INATEL. Guardo boas memórias de Vila Nova de Cerveira e do Luso! Era sempre com entusiasmo que procurava logo a secção dedicada a jogos de computador, numa altura em que o acesso a informação sobre videojogos em Portugal ainda era bastante limitado, e a Micromania do JN já tinha terminado nesse Verão de 1992 — série, aliás, por mim abordada no nosso irmão Planeta Sinclair.

Como forma de preservar essa memória, digitalizei e partilho aqui um desses recortes, publicado em dezembro de 1992, onde José Antunes inaugurava a rubrica com uma análise entusiasta de Indiana Jones and the Fate of Atlantis, da LucasArts Games. O jogo marcou a época ao combinar narrativa interativa com técnicas cinematográficas. Para Antunes, esta aventura gráfica era a prova de que os videojogos podiam rivalizar com livros e filmes, em guião, atmosfera e profundidade.

A digitalização da edição de dezembro de 1992 encontra-se neste link.

3 comentários:

  1. Obrigado por trazer de volta o Planeta MS-DOS e recordar o passado!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom ver novos posts nesse excelente Blog ! Acompanho sempre, obrigado pela dedicação !

    ResponderEliminar