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sábado, 30 de agosto de 2025

sábado, 30 de agosto de 2025

Recortes: Jogos no Computador - Tempo Livre (Mai. 1993)

Esta edição de Jogos no Computador, do jornal Tempo Livre, traz memórias intensas de um período em que Portugal se unia em torno da causa de Timor-Leste, então ocupado pelo regime indonésio. Em destaque surge a brilhante análise de José Antunes ao simulador de combate AV8B Harrier Assault, desenvolvido pela britânica Simis e publicado pela Domark.

Ao contrário de outros simuladores do género, este título foi ousado na escolha do cenário: um hipotético conflito entre as Nações Unidas e uma junta militar na Indonésia, tendo Timor-Leste como palco.

Após o terrível massacre de Santa Cruz (1991), a tragédia do povo timorense tornou-se mais visível a nível global. É provável que essa nova atenção internacional tenha influenciado, ainda que de forma indireta, a decisão de afastar-se dos clichés habituais de guerras históricas e propor, em contrapartida, um cenário moderno e politicamente atual. O jogo não abordava explicitamente o caso timorense, mas o contexto histórico tornava essa escolha particularmente significativa.

Lembro-me como se fosse ontem de ter lido esta rúbrica e de sentir que, se até um videojogo tocava numa causa tão próxima, então a esperança estava mais próxima também.

Mais de 30 anos depois, Timor-Leste é livre, e Portugal e Indonésia reataram as suas históricas relações, dissipando a hostilidade e a desconfiança de outrora. Este jogo, que ousou retratar um tema moderno, acabou também por se tornar parte da própria história.

Foram momentos como este que reforçaram em mim a convicção de que os videojogos não são apenas um mero objeto lúdico, mas também podem ser instrumentos de expressão artística e até de intervenção política.

Seja como for, deixando as considerações políticas de lado, para quem aprecia o género, AV8B Harrier Assault foi um dos muitos simuladores que apaixonaram os fãs nos anos 90. Sobre o jogo em si, nada melhor do que ler a análise de José Antunes.

Uma nota final: a Simis, estúdio responsável pelo desenvolvimento deste título, viria mais tarde a integrar a Eidos Interactive, tornando-se parte de uma das editoras britânicas mais influentes dos anos 90.

A digitalização desta edição encontra-se neste link.

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