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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

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Recortes: O regresso do bom gigante (2/2) - Jogos - Expresso (17/07/1999)

Regressamos com a segunda parte do recorte da secção "Jogos", com a autoria de José Antunes e publicada em 1999 pelo jornal Expresso. Temos a parte final da análise a "MechWarrior 3" iniciada no recorte anterior e que certamente os fãs do género de robôs de combate irão apreciar. Ficamos a saber que este jogo foi distribuído em Portugal pela Ecofilmes.

O primeiro dos destaques secundários é a apresentação em Lisboa do jogo de acção táctica "Hidden & Dangerous" desenvolvido pelo estúdio checo Illusion Softworks, hoje também conhecido pela aclamada franquia "Mafia". A Inforjogos, representante portuguesa da Take 2 (distribuidora oficial deste jogo) até preparou uma representação teatral invocando a temática do jogo que tem a Segunda Guerra Mundial como cenário. Ao que parece o evento não terá corrido na perfeição mas deixamos que leiam o testemunho de José Antunes.

Outro dos destaques secundários é dedicado aos rumores em torno do desenvolvimento do quarto título da saga "Tomb Raider", que viria a ser a lançado no final de 1999 com o nome "Tomb Raider: The Last Revelation". Neste ano também foi lançado "Golden Mask", a expansão de "Tomb Raider", distribuída em Portugal pela Ecofilmes.

No ano de 1999 também já havia uma grande expectativa em torno do futuro filme da franquia e sobre qual seria a actriz escolhida para interpretar a famosa protagonista do jogo. Esse papel coube a Angelina Jolie que apesar de algumas críticas iniciais injustificadas, viria a revelar-se a melhor escolha para encarnar Lara Croft num filme que comemora o seu vigésimo aniversário. Aliás, também fazem 25 anos do lançamento do primeiro "Tomb Raider" para as consolas e MS-DOS como já referimos neste post.

Finalmente resta o quadro de curtas notícias e entre elas há uma que se destaca aos nossos olhos: o cancelamento pela Origin da produção do jogo "A-10 Warthog", simulador de vôo dedicado ao avião norte-americano de combate, o A-10 Thunderbolt II, que tanto sucesso fez na Guerra do Golfo.

O desenvolvimento deste simulador iniciou-se com o que restava da equipe do bem sucedido simulador "Longbow 2", um de entre muitos da reverenciada franquia "Jane's Combat Simulations". Foram geradas grandes expectativas, não só pelos fãs hardcore bem como pelos jogadores mais casuais, mas todas acabariam goradas quando a Origin decidiu focar-se exclusivamente nos jogos on-line.

O "A-10 Warthog" tinha como objectivo preencher um buraco numa fase de transição de prioridades e gerar lucro para o ano de 1999, reaproveitando a tecnologia de "Longbow 2". No entanto esta opção revelou-se problemática com a saída de vários programadores essenciais, o que causou sucessivos atrasos no desenvolvimento do jogo.

Quando a Origin descobriu que tinha um pote de ouro no seu "Ultima Online", decidiu capitalizar esse sucesso inesperado e para tal mudou todas as suas prioridades. A saturação de um mercado já inundado por simuladores, somado à perda de popularidade da franquia "Jane's" e aos atrasos acumulados para o lançamento do "A-10" foram determinantes na decisão de cancelamento.

A Origin acabaria por alocar os seus recursos humanos para projectos exclusivamente on-line. Terá sido o último prego no caixão deste género de simuladores. Os elevados custos de produção aliados ao baixo retorno de investimento jamais poderiam competir com os rios de dinheiro que jorravam dos jogos MMO (massively mutipleplayer online), a grande moda na viragem do milénio.

Para recordar este episódio recorremos a um excelente artigo do blogue Wargame_[space] que detalha os acontecimentos em torno do cancelamento do malogrado "A-10 Warthog".

O recorte está disponível abaixo.

O regresso do bom gigante (2/2) - José Antunes

2 comentários:

  1. E a verdade é que - apesar de algumas sobrevivências aqui ou ali - o género dos simuladores de vôo desapareceu do mapa com o século 21 :(

    Pessoalmente, tirando algumas excepções, nunca fui grade fã de simuladores de aviação. Mas acho que fazem uma grande falta no mercado dos videojogos. Tenho as minhas opiniões sobre o facto de ser um género práticamente de "nicho", mas são demasiado politicamente incorrectas.

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    1. Será sempre um nicho, como ainda acontece hoje por exemplo, com o Microsoft Flight Simulator que tem um público bem definido. Houve tempos que o género era visto como a jóia da coroa nos PC-compatíveis.. mas onde isso já lá vai! :)

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