No passado dia 1 de Fevereiro comemorou-se o aniversário de 30 anos da lendária id Software. Fundada por John Romero, John Carmack, Adrian Carmack e Tom Hall, antigos funcionarios da Softdisk, estiveram na origem de franquias marcantes e bem sucedidas como Commander Keen, Wolfenstein, Doom e Quake.
O 1º da série de Commander Keen |
O avô dos FPS |
A id não se ficou somente pelas continuações de Commander Keen e, em 1992, agitaram o mercado com "Wolfenstein 3D", o frenético jogo de tiros na primeira pessoa que deu início a uma franquia bastante popular até aos dias de hoje. Em 1993 a id Software abalou novamente o mercado de jogos PC com o fantástico "DOOM", jogo que continua marcante pelos títulos mais recentes (2016 e Eternal), e pela enorme comunidade que continua a criar níveis e conteúdo para os inúmeros ports do original (Boom, ZDoom, Chocolate Doom, etc).
DOOM, o jogo que abalou a indústria |
Hoje a id Software é parte da ZeniMax Media e tem lançado as suas produções através da Bethesda Softworks. Recentemente a Microsoft adquiriu a ZeniMax num processo que será finalizado no segundo semestre deste ano. Dos fundadores originais já não resta ninguém, todos saíram em diferentes momentos e circunstâncias, mas a id Software continua a fazer justiça aos seus fundadores com a dedicação dada à franquia DOOM.
Para comemorar esta data o Planeta MS-DOS relembra quando esteve presente na edição 2019 da Brasil Game Show. O nosso Mario Cavalcanti assistiu à apresentação de um dos fundadores da id Software, o mestre John Romero e reportou todos os detalhes nesta postagem!
Parabéns id Software!
0 comentários:
Enviar um comentário