A criançada que cresceu nos anos 80 certamente lembrar-se-á de uns jogos electrónicos equipados com ecrãs LCD similares aos das calculadoras da época, e com uma jogabilidade simples mas bastante adictiva. De entre estas máquinas, destacou-se a linha Game & Watch da Nintendo que teve dezenas de jogos de várias formas e feitios no seu catálogo. Enfim, foram um ícone de uma geração e as precursoras das consolas portáteis (como a Game Boy) que reinaram nos anos 90.
E não será por acaso que a nostalgia dessa época tem dado origem a algumas homenagens por parte de alguns programadores. É o caso desta fiel reprodução de Parachute, implementada por Shalom Raz para o MS-DOS. Para quem não conhece o jogo, o objectivo deste é resgatar paraquedistas que se atiram de um helicóptero, recorrendo a um bote que deve ser movimentado de modo que estes não caiam na água onde espera um tubarão faminto. Como seria de esperar, a dificuldade do jogo vai aumentado com o número de paraquedistas e a frequência com que caem, pelo que é imperioso ter reflexos rápidos, aliás como é apanágio neste tipo de jogos!
Para se conhecer bem a lógica do Parachute, aconselhamos os leitores a visitarem o nosso blogue irmão que por uma coincidência feliz, fez uma review bem detalhada a outra reprodução para o ZX Spectrum. Em relação à versão MS-DOS verificamos que tanto a jogabilidade bem como o aspecto físico da consola, os gráficos LCD e os sons originais deste videojogo foram simulados na perfeição!
O jogo pode ser obtido aqui: https://friedpixels.itch.io/parachute
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