Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2020

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Uma pequena história de Rui Tito

Para celebrar o evento de hoje em Cantanhede do Museu Load ZX em que Rui Tito, criativo, programador e empreendedor na área da informática e videojogos é entrevistado acerca da sua longa carreira, decidimos recordar uma sua história inédita ligada ao MS-DOS que nos contou numa conversa em 2017.

Relembramos que estamos a falar de um dos sócios fundadores da Portidata, responsável pela importação dos jogos PC mais sonantes dos anos 90 para Portugal e, muitas vezes, a sua tradução. Também esteve por detrás da criação da Viagem Interactive, que criou o Gambys, lançado em 1995. Além disso importou e distribuiu material informático por todo o país, teve uma empresa que criou software comercial - a Profitus, entre muitas outras "aventuras".

Vamos agora relembrar então uma história que se terá passado em 1990 ou à volta disso e que achámos que teria de ser preservada e divulgada:

"Naquela altura (...) o meu pai andava-me a chatear a cabeça porque eu não andava a fazer nada (...) e aí eu fui pedir emprego lá numa empresa (naquela altura já começavam a haver os computadores, os PCs). Havia uma empresa que era a Algarsistemas que eram conhecidos porque eles é que vendiam os computadores para empresas, para fazer contabilidade e (...) essas coisas."
"Eu lembro-me que fui lá pedir emprego e (...) deram-me emprego, eu entrei de manhã e saí à tarde. Depois nunca mais lá apareci porque aquilo era muito chato..."

"Eles deram-me um computador para a mão, eu nunca tinha visto aquele computador, comecei a brincar e no final do dia tinha feito um jogo."

"Era um IBM PC, só que aquilo naquela altura, esses IBMs nem tinham gráficos, eles não tinham placa gráfica. Então era com caracteres, eu fiz um jogo que era um A a disparar Os para matar uns Ws, fiz tipo um Space Invaders."

"Aí quando (...) o dono da empresa veio no final do dia ([porque] me deixou lá sozinho) ele olhou para o jogo e disse:
Mas estiveste [aqui] esse tempo todo e só fizeste esse joguinho?

"Porque as pessoas naquela altura tinham a ideia que um programa de contabilidade era mais difícil de fazer que um jogo... e não é!"

"Um programa de contabilidade é das coisas mais simples de fazer (e os programas de facturação e essas coisas todas). Aquilo (...) não tinha desafio nenhum para mim."

"Aí eu fiquei insultado de ele ter falado que era só um joguinho e nunca mais apareci lá. Então trabalhei lá um dia, só."

Depois desta curta experiência no mundo do trabalho, Tito decide abrir o seu primeiro negócio, a Titus Informática, loja de hardware e software instalada no Centro Comercial Cedipraia em Portimão. Depois disto, como se costuma dizer, o resto é história...

0 comentários:

Enviar um comentário