Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2022

quinta-feira, 5 de maio de 2022

30 anos de Wolfenstein 3D

Em meados de 1992, ainda bastante jovem e inconsequente, passeava-me por uma mostra de emprego e oportunidades para a juventude na Feira Internacional de Lisboa. Não me recordo de muitos detalhes sobre os pretextos que me lá levaram, excepto a ter levado para casa alguns brindes, tais como uma revista do Fórum Juventude, uma disquete com o Tratado de Maastrich (em TXT), canetas, cadernos, folhetos e afins.

Mas uma memória ficou bem vincada. Em certo ponto da feira formara-se uma multidão animada em torno de um computador. Pequenas colunas de som debitavam sons dignos de uma máquina de arcade: tiros, gritos, música! Aproximei-me por entre a multidão e preguei os meus olhos em algo que me fez cair o queixo! A acção era frenética e decorria na primeira pessoa, encarnando um herói de um qualquer filme da 2ª Guerra Mundial. Bastando para tal um mero PC 286 com placa Adlib! Como vibrava o público juvenil em volta desse stand na feira! 


Muito poderia escrever sobre este clássico, por exemplo, como a inovação na jogabilidade e na técnica deu o mote inicial para um novo género que se afirmaria definitivamente com o DOOM. Mas decidi homenagear o "avô" dos FPS com uma memória bastante pessoal: a minha primeira impressão pessoal que descambou em centenas de horas de jogatina com este clássico da id Software.

Foi também uma das minhas primeiras experiências "modernas" de criação de níveis quando, uns meses depois, chegava às minhas mãos um editor de mapas. Não fiz grande coisa com esta ferramenta, mas proporcionou-me horas de diversão (e mapas muito mal feitos)!

Parabéns, Wolfenstein 3D!

0 comentários:

Enviar um comentário