Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Os 40 anos do IBM-PC

Em 12 de agosto de 1981 foi lançado o IBM 5150, também designado de IBM Personal Computer, um modelo que viria a ser a base do mercado de computadores pessoais até aos dias de hoje!

[imagem de Ruben de Rijcke - CC BY-SA 3.0]

Com vista a explorar o mercado emergente de computadores no início da década de 80, a IBM destaca o engenheiro Philip D. Estridge para liderar um projecto (nome de código "Xadrez") cujo o objectivo foi criar um novo computador mais acessível e barato para este mercado.

Para tal desenvolveu uma arquitectura aberta e padronizada, em que se poderiam usar componentes de outros fabricantes, resultando no IBM 5150 com um processador Intel 8088 (4.77 MHz), 16kB de RAM expansíveis até 256kB e uma placa gráfica CGA.

Tal como os microcomputadores da época era possível usar uma televisão como alternativa a um monitor específico para este modelo que também não possuia disco rígido. Armazenavam-se dados e programas em cassetes de fita magnética através do IBM Cassete BASIC, uma versão licenciada do BASIC da Microsoft gravada na ROM do computador.

Esta arquitectura aberta viria a popularizar-se em relação a todas as outras arquitecturas fechadas que desapareceram com a generalização dos IBM PC compatíveis, computadores de outros fabricantes em tudo idênticos com os modelos da IBM.

O impacto do IBM PC foi tão marcante que ainda hoje os computadores de secretária são designados de PC, visto serem descendentes da arquitectura padronizada criada há quatro décadas atrás.

Parabéns ao IBM-PC pelos seus 40 anos!

1 comentários:

  1. Uau, ja se passaram 40 anos ! Lembro-me do ano de 1981, foi quando comecei a ter contato com a eletronica, atraves da influencia de meu avo e meu pai, foi quando vi surgirem nas revistas o pequeno NE-Z8000 um micro computador simples com o Z80, clone do ZX-81 que depois faria sucesso estrondoso. O PC mesmo so tive muito tempo depois, sempre foi caro no Brasil.

    ResponderEliminar