Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2020

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Linguagem Pascal chega ao seu cinquentenário


 A linguagem de programação Pascal está completando neste ano 50 anos de existência. Criada em 1970 pelo cientista da computação suíço Niklaus Wirth, a clássica linguagem de programação orientada por objetos recebeu esse nome em homenagem ao físico e matemático francês Blaise PascalWirth, que encontra-se atualmente com 86 anos de idade, publicou este ano um artigo em PDF onde resgata a história da linguagem e celebra o seu cinquentenário. O documento, em inglês, pode ser baixado aqui.


Uma das mais populares linguagens de programação, o Pascal esteve por muito tempo entre as linguagens escolhidas para ensinar desenvolvimento. De acordo com a Wikipédia, grande parte de seu sucesso se deve também à criação, na década de 1980, da linguagem Turbo Pascal, disponível inicialmente para computadores baseados na arquitetura 8086.

2 comentários:

  1. Usei demais no meu curso de Engenharia Eletrica o Turbo Pascal, na disciplina PD (Processamento de Dados), muito util essa plataforma de desenvolvimento de programas, na epoca dava conta das demandas dos Engenheiros, dada a facilidade de se programar com o Pascal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu curso de Eng. Informática iniciamos o 1º ano com Scheme e Turbo Pascal. Foi o último ano que na faculdade que se usou Pascal de todo. Mais tarde tive algum contacto intermitente com Delphi. Nunca usei Pascal em pleno. Mas fez parte da minha formação.

      Eliminar