Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2021

quarta-feira, 31 de março de 2021

Consultório da Paula: novo conversor CVEGAposite

O "Consultório da Paula" é uma das referências em Portugal no que se refere a reparação, upgrade e criação de hardware no nosso meio da retrocomputação. Apesar da Paula ser mais conhecida na comunidade do ZX Spectrum (já por várias vezes muito bem referenciada no nosso blogue irmão), tem também projectos em curso que são interessantes para os fãs do MS-DOS.

Um desses projectos é o CVEGAposite que como se pode adivinhar pelo seu nome, é um conversor CGA/VGA/EGA para vídeo composto. Como a própria Paula refere, é um simples conversor-adaptador de sinais do qual não se espera "milagres", pois poderá não converter resoluções mais altas.

No entanto, pode ser de grande utilidade para projectos de reparações. como por exemplo, verificar o vídeo de equipamentos que requeiram monitores CGA ou EGA. Efectivamente existem conversores "profissionais" que são bem mais caros, pelo que esta solução da Paula pode ser uma alternativa mais em conta. E apoiar o desenvolvimento nacional é algo que nós vemos sempre com bons olhos!

Quem estiver interessado pode aceder ao Consultório da Paula neste link!

0 comentários:

Enviar um comentário