Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2021

segunda-feira, 26 de julho de 2021

40 anos desenhando aventuras - Renato Degiovani

Hoje foi iniciada a pré-venda do novo livro "40 anos desenhando aventuras" de Renato Degiovani (*), pioneiro e criador brasileiro de videojogos (como o clássico "Amazônia"), onde é descrita a trajectória de 40 anos de dedicação às narrativas interactivas.

A evolução do hardware, as questões de cunho social e cultural, os costumes, crendices e folclore brasileiros são abordados do ponto de vista do autor, desde o seu primeiro contacto com a Informática no início da década de 80, quando descobriu o mundo das aventuras de texto.

O período correspondente à programação de jogos para o MS-DOS e a fase nos anos 90 como produtor independente de jogos comerciais, são referidos nos capítulos intermédios do livro que conta também com uma segunda parte ilustrada, sobre os conceitos teóricos de criação de narrativas interactivas, e um anexo sobre a ferramenta Gênesis, a versão moderna do Sistema Editor de Adventures usado na criação das aventuras clássicas do Renato.

O dia de hoje também marca a entrada oficial da Bitnamic Software no mercado editorial de língua portuguesa com o primeiro livro da Coleção Micro Sistemas, que se dedicará aos temas de tecnologia, videojogos e história da computação. Será também o primeiro de uma sequência de livros de autoria de Renato e outros autores convidados.

Fruto da parceria cada vez mais sólida entre a TILT online e a Bitnamic Software, este livro estará à venda em território brasileiro, com planos para uma edição portuguesa ainda sem data de lançamento definida. 

(*) Renato Degiovani, além de pioneiro dos videojogos brasileiros, é também designer por formação académica plena, com formação em fotografia, gravura, fotogravura, fotojornalismo, marcas e logotipos, e principalmente em processos alternativos de comunicação visual e por texto.

0 comentários:

Enviar um comentário